25 de setembro de 2022
Notícias

Deu branco na hora da prova? Conheça 5 técnicas eficientes para absorver o conteúdo estudado

Por Ítalo Mendes

Assimilar conteúdos de diversas disciplinas exige paciência, dedicação e muita organização. Seja para entrar na universidade dos sonhos, conquistar uma concorrida vaga de trabalho ou para simplesmente ir bem na grade de estudos, a rotina de estudos pode ser árdua.

O que muitos estudantes não sabem é que há formas mais práticas e eficientes para absorver o material estudado e evitar esquecer tudo bem na hora que mais precisa.

Você também já fez parte desse time? Não se preocupe! Listamos abaixo 5 estratégias para incluir em seu dia a dia com o objetivo de memorizar seus estudos em muito menos tempo.

1 – Estimule a memória visual

Durante uma aula, seja pessoalmente, por vídeo ou mesmo durante a leitura de um material importante, é fundamental tomar notas. Portanto, faça resumos, fichamentos, anote palavras-chave, sublinhe trechos importantes, crie gráficos e diagramas etc. Ou seja, crie o seu próprio material para o que foi estudado.

Dessa forma, você irá aperfeiçoar a sua memória a curto-prazo. Depois, retome essas anotações e, consequentemente, também irá aumentar as chances de ter essas informações fixadas a longo-prazo para utilizar exatamente quando for necessário. Não fique um período longe sem revisitar esse material; se possível, leia diariamente.

2 – Repasse o conteúdo

Encontre alguém que também esteja procurando entender mais sobre determinado tópico e crie a sua aula para repassar o que você acredita que já aprendeu.

Ao construir o raciocínio lógico do conteúdo, você também notará as suas lacunas de conhecimento sobre o assunto apresentado e certificará sobre tudo aquilo que realmente já assimilou.

Como dica bônus: o mesmo pode acontecer se, logo após uma sessão de estudos, você começar a falar em voz alta as partes mais importantes do que foi aprendido.

3 – Crie um cronograma de atividades e simulados

Assim como a dica acima, os exercícios e provas simuladas possibilitam a compreensão dos seus pontos fracos e fortes e ainda são uma maneira eficiente de criar referências para os momentos de teste.

Além disso, o fator cronograma é importante. Estabelecer datas e temas para esses testes farão com que você automaticamente crie metas de estudos e avance etapas em seu nível de aprendizagem.

4 – Utilize Mnemônicas

Há algumas estratégias desenvolvidas especialmente para associações mentais, criando artimanhas que promovem a conexão de temas e, com isso, colaboram para a retenção de algumas temáticas mais complicadas.

Já que decorar certamente não é uma forma interessante de se preparar para uma avaliação, porque essas memórias costumam ser esquecidas rapidamente, o que fazer quando você precisa lembrar de uma série de fórmulas complexas para cálculos?

As mnemônicas apresentam recursos que facilitam a lembrança de algo complicado complementando essa informação com algo que já conhecemos e, portanto, é mais difícil de esquecer. Um exemplo bem conhecido é a técnica de colocar as duas mãos lado a lado e utilizar os nós dos dedos e o espaço entre eles para saber quais os meses do ano têm 31 dias.

Outros bons exemplos são o da 2ª Lei de Newton, em que a fórmula para calcular a força resultante (F= m.a”) vira “Fora Maria”, e o cálculo de distância (d = v X t), que se transforma em Deus Vê Tudo.

5 – Durma bem

A ansiedade com a proximidade iminente de uma prova decisiva pode fazer com que o aluno queira virar noites estudando. Porém, o resultado pode não ser tão positivo quando essa dedicação considerável faz parecer, já que, após uma maratona de estudos, o sono incentiva o nosso cérebro a criar conexões, potencializando a organização e retenção das memórias. E não é só isso. A falta de descanso reduzirá sua capacidade de raciocínio, criatividade, atenção e ainda pode gerar irritabilidade e estresse. Portanto, relaxe um pouco! Busque esse equilíbrio e pratique outras atividades que distraiam a sua mente entre as sessões de estudo. Se planejar direito e seguir todas as dicas acima, sobrará tempo até para tirar uma soneca recompensadora durante o dia.

Quer mais dicas sobre vida acadêmica? Continue navegando pelo nosso Blog e siga a Newton nas redes sociais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments