5 de outubro de 2022
Carreira Notícias

Práticas durante os estudos: como tomar notas durante as aulas?

Por Leilane Stauffer

O ano de 2020, em todas as esferas do ensino, desde a educação básica, passando pelos cursinhos preparatórios até chegar ao ensino superior e à pós-graduação, transformou completamente as concepções sobre a presença em sala de aula. O convívio com professores e colegas, a participação em aulas e a apresentação de trabalhos foram mediados por telas e passou a contar, ainda mais, com os recursos tecnológicos. Algumas práticas de estudo, contudo, permanecem ao longo tempo e se fortalecem, entre elas, o hábito de tomar notas durante a explicação de conteúdos.

Você tem esse costume? Estudos na área de aprendizagem apontam que fazer anotações traz benefícios, como preparar o aluno para sintetizar novas informações, estimular o processo de concentração e reter conteúdos. Pesquisadores indicam, inclusive, que a ação repercute no registro exato do que foi absorvido por você, ou seja, as anotações correspondem ao que foi, de fato, processado pelo cérebro, já que não dá para transcrever, em tempo real, tudo que o professor fala.

Outra curiosidade interessante está relacionada com a nossa atenção, que é um recurso limitado e tende a se perder no decorrer das horas. O ato de escrever atua exatamente no sentido contrário à dispersão, ao produzir em nosso córtex o estado de alerta, favorecendo a atenção durante as aulas.

Entendendo os benefícios dessa prática, apresentamos a você três indicações para aprimorar o seu desempenho nos estudos.

Referencie e organize as suas anotações: se você é o tipo de aluno que prefere ter um caderno separado de anotações para todos os conteúdos, é fundamental estabelecer pontos de referência para situar as notas. Escrever, inicialmente, o nome da matéria e o dia em que a aula sobre aquele conteúdo foi ministrada são boas estratégias. Dessa forma, o risco de perder tempo para localizar as anotações é menor.

Explore recursos visuais: não é novidade que o nosso cérebro é estimulado por aspectos visuais. Por isso, torne as suas anotações agradáveis visualmente, por exemplo, com uso de setas, marcadores de texto, papéis coloridos, símbolos que remetam aos conteúdos importantes.

Utilize técnicas que favoreçam seu processo de estudo: quando falamos em anotações, muitas pessoas tendem a associá-las ao conteúdo meramente escrito. Mas há uma diversidade de técnicas interessantes que podem ajudar você a guardar detalhes importantes. Mapas mentais, esquemas, fichamentos, tópicos são alguns exemplos. Experimente cada um e descubra qual funciona para você.

Se você tem interesse em alavancar a sua jornada de estudos em 2021, a Newton pode ajudar você! Acesse o site e conheça os cursos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments