14 de junho de 2024
Notícias

Professor da Newton é um dos autores de publicação internacional 

Docente do curso de Medicina Veterinária da Newton, Moacir Carretta Júnior foi colaborador de um artigo científico publicado na revista Brazilian Archives of Biology and Technology, com o nome “das rodovias às coleções biológicas: plastinação de animais silvestres vítimas de atropelamentos na Reserva Biológica de Sooretama, Brasil”.  

Os responsáveis pela publicação são da Universidade Federal do Espírito Santos, mais precisamente a equipe que compõe o Laboratório de Plastinação da UFES e o Museu de Ciências da Vida da UFES.  

Na Newton, Moacir é professor das disciplinas de Anatomia do Sistema Musculoesquelético e Anatomia dos Sistemas Vitais, ambas no curso de Medicina Veterinária. O artigo publicado aborda a técnica de plastinação, um procedimento técnico e moderno para a preservação de matéria biológica. 

“O artigo tem dois pontos que eu acho bem interessantes ressaltar. Primeiro, é o uso da técnica de plastinação, que é o que há de mais moderno no estudo de anatomia. Essa técnica conserva as peças, removendo qualquer resíduo de formol, ou seja, não sobra nenhum resíduo tóxico nas peças, incluído então uma resina plástica, a princípio líquida, que depois é solidificada, permitindo que sejam manipuladas manualmente, sem necessidade de luvas. Até o momento, as peças plastinadas não apresentam sinais de degradação. Então, é uma técnica supermoderna e há poucos laboratórios que a utilizam no Brasil”, disse. 

“O segundo ponto é que isso se alinha com um projeto de conservação. A reserva Sooretama, no Espírito Santo, tem uma fauna única, incluindo exemplares de onça-pintada. É um dos poucos lugares no Sudeste com essa característica, e o trabalho contribui para a parceria com a educação ambiental, já que esses animais, provenientes da reserva e encontrados mortos, são plastinados e passam a fazer parte do acervo do Museu de Ciências da Vida. Consequentemente, eles podem ser utilizados em projetos de educação ambiental, desde as visitações até apresentações itinerantes que realizam”, complementou. 

Para acessar o artigo, clique aqui. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments