29 de maio de 2023
Notícias

Professor da Newton é um dos autores de publicação internacional

Docente dos cursos de Letras e Pedagogia da Newton, o Prof. Dr. Marcus Garcia de Sene foi o responsável por um capítulo de uma obra internacional. Intitulado Understanding Linguistic Prejudice: Critical Approaches to Language Diversity in Brazil (Compreendendo o preconceito linguístico: abordagens críticas à diversidade linguística no Brasil), o livro foi organizado pelas professoras Gladis Massini-Cagliari, Rosane de Andrade Berlinck e Angélica Rodrigues da UNESP-Araraquara.

Nessa obra, Marcus foi responsável pela redação do quarto capítulo, que contou com a participação das pesquisadoras Profa Dra. Caroline Carnielli Biazolli (UFSCar) e Profa. Dra. Silvia Maria Brandão (UNESPAR). Ambas são parceiras do grupo de pesquisa liderado pelo professor na instituição cujo nome é: Diversidade Linguística, Avaliação Subjetiva e Respeito Linguístico” (Div.AR).

“As discussões que fomentaram esse capítulo foram baseadas nas reflexões realizadas com os alunos e as colegas pesquisadoras no âmbito do meu projeto financiado pela Newton. Logo, gostaria de agradecer tanto pelo financiado ofertado via projeto de pesquisa quanto com o auxílio para a tradução/revisão do capítulo”, disse.

A publicação do professor concentra-se na grande área temática da Sociolinguística, mas diretamente relacionada a avaliação subjetiva e significados sociais de formas linguísticas.

“A divulgação internacional é importante para consolidação do currículo dos pesquisadores brasileiros, uma vez que a língua da ciência é a língua inglesa. A publicação nesse idioma permite, então, a viabilização, para diferentes pares, das pesquisas desenvolvidas no Brasil”, comentou.

“Além disso, a editoria Springer é uma das maiores editoras internacionais que populariza e dissemina o conhecimento científico. Com isso, não só os pesquisadores brasileiros se colocam junto a grandes pesquisadores, bem como à instituição pode ganhar visibilidade através de grandes editoras. Vale lembrar que o Brasil desenvolve excelentes pesquisas. No entanto, o desafio atual dos pesquisadores é publicar em periódicos e grandes editoras internacionais o que envolve não só a redação de manuscritos em língua estrangeira, mas também o investimento financeiro para esse tipo de publicação, que não é barata”, concluiu.

O projeto foi viabilizado com o apoio da Newton, que financia o Div.AR, e, também, com o auxílio financeiro que viabilizou a tradução/revisão do capítulo em língua inglesa.

Para acessar o livro clique em: https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-25806-0.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments