20 de fevereiro de 2024
Notícias

Projeto de extensão da Newton oferece ações educativas para pessoas em situação de vulnerabilidade

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2022 ocorreu um aumento de 38% na quantidade de pessoas em situação de rua. Independentemente dos motivos, o projeto Acolher & Empoderar: populações em situação de vulnerabilidade disponibiliza auxílio para aqueles que se encontram nessa situação e comunidades de baixa renda.

Por meio da educação gratuita e popular em saúde, o projeto busca prevenir doenças e diminuir as barreiras ao acesso à saúde das populações. Ao todo, cerca de 200 pessoas foram atendidas. Idealizado pela Newton, teve início em março de 2023.

Segundo Thiago Gontijo, docente do curso de enfermagem do Centro Universitário Newton Paiva, o projeto de extensão atua por meio de ações educativas gratuitas. Assim, conta com profissionais de saúde e assistência social que trabalham nas comunidades e territórios assistidos. “Existe uma dificuldade de aproximar os serviços de saúde das populações em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, visamos diminuir as desigualdades em saúde existentes e acolher quem precisa”, explica.

A iniciativa também procura potencializar a responsabilidade social e participação da instituição de ensino. Além disso, busca capacitar o estudante de graduação para atenção à saúde de pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade, cumprindo os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Como pesquisador da área de saúde coletiva, observei o crescente número de pessoas em situação de vulnerabilidade no Brasil e em Belo Horizonte. Outro ponto era a necessidade de aproximação dos alunos com uma realidade social, muitas das vezes distante da grade curricular. E foi assim que nasceu o Acolher & Empoderar: populações em situação de vulnerabilidade”, explica Thiago Gontijo.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments