Por Luciana d’Anunciação
A evolução da informática e das tecnologias da comunicação tem proporcionado muitas transformações na dinâmica do aprendizado no contexto educacional. Com isso, educadores passam a ter acesso a novas possibilidades e ferramentas para utilizarem no processo de ensino-aprendizagem, como as metodologias ativas.
Para compreender o que são, como podem favorecer o aprendizado, quais os principais desafios para os educadores, entrevistamos Riviane Borghesi Bravo, professora do curso de Psicologia da Newton. A psicóloga é mestre em Ciências da Saúde e doutora em Educação pela UFMG. Na Newton, é professora das licenciaturas e do curso de Psicologia, nas disciplinas de Neurociências, Metodologia Científica, Psicologia Comportamental e Projetos de Pesquisa.
Newton Carreiras: O que são as metodologias ativas na educação? Qual é o papel dos educadores em sala de aula nas metodologias ativas?
Riviane Borghesi Bravo: Metodologias Ativas são ferramentas de trabalho educacional que têm por objetivo criar um processo ativo de ensino e aprendizagem, autônomo e participativo. Ou seja, já não é mais somente o professor como agente principal de transmissão do conteúdo e do conhecimento. O aluno passa a ter controle e ser responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem, enquanto o professor é o guia e o instrutor das atividades.
NC: Quais os benefícios mais importantes na utilização dessas metodologias para os alunos?
RBB: Muitas pesquisas nas áreas da educação e neurociências têm identificado que existem diversos processos de aprendizagem e diferentes aquisições do conhecimento. Principalmente, no que tange ao desenvolvimento das funções cognitivas específicas como memória, atenção, linguagem, funções executivas, etc.
Tais estudos têm mostrado que o nosso cérebro é capaz de assimilar melhor ao que foi exposto, dependendo do estímulo trabalhado. O modelo tradicional de ensino, em que o professor incentiva leitura, audição e observação, tem as menores porcentagens de aprendizagem. No caso das Metodologias Ativas, em que o aluno é incentivado a discutir com seus pares, criar e fazer as próprias atividades, ensinar e explicar aos outros, são meios mais eficazes de aprendizagem. Isso já é mostrado em pesquisas científicas.
NC: Quais os principais desafios para educadores aplicarem metodologias ativas? Como estimular o uso desta estratégia de aprendizado?
RBB: Ainda há certa dificuldade de compreensão dos nossos próprios educadores sobre o que são Metodologias Ativas. Há ainda um componente cultural, em que predomina o ensino tradicional, mesmo com a diversidade de materiais e, até mesmo, do uso da tecnologia ao nosso favor.
É preciso quebrar esse paradigma de educação sustentado há séculos, para abrir um campo novo de trabalho educacional. Parte disso se deve ao entendimento equivocado de que o aluno realizará atividades por conta própria, sem instrução ou sem acompanhamento adequado. As instituições podem, também, oferecer apoio aos educadores nesse sentido, compartilhando esses trabalhos, mostrando os resultados e promovendo estudos e debates sobre isso.
NC: Quais os maiores diferenciais em relação às metodologias mais usadas?
RBB: Tecnologias como computadores e internet são os maiores aliados, principalmente no momento que vivemos. As redes sociais, bem usadas, por exemplo, promovem fóruns, discussões, realizações de trabalhos conjuntos com a participação de estudantes de vários países.
Mas não é só o uso da tecnologia. O professor em sala de aula pode utilizar estratégias de comunicação, expressão, criação de projetos de pesquisa e de intervenção, execução de atividades externas em campo. Um modelo que eu gosto muito é chamado de sala de aula invertida, em que os alunos serão responsáveis pela dinâmica da aula no dia, elaborando a didática para passar o conteúdo e preparando exercícios com os colegas.
NC: Qualquer conteúdo ou disciplina pode ser trabalhada com estratégias das metodologias ativas?
RBB: Trata-se de uma adaptação e, também, alternativas diversificadas para tornar a aula mais agradável, com mais sentido, com maior correspondência à prática. É preciso ter cuidado e controle das atividades para não banalizar o processo, pois não é a liberdade para executar qualquer atividade, sem avaliação do professor do que está sendo aprendido pelo aluno.
NC: Como as metodologias ativas estão presentes no curso de Pedagogia da Newton?
RBB: O curso de Pedagogia da Newton é EaD, portanto, existe uma base comum com o uso material em que o aluno fará a leitura, as aulas expositivas tradicionais gravadas com slides e questionários na plataforma.
Mas, além disso, é possível aproveitar as ferramentas da internet para usar fóruns em que são debatidos temas atuais que merecem reflexão sobre uma situação-problema. A ferramenta de aula possibilita inúmeras atividades de interação e, também, o campo de estágio com atividades práticas, seminários, eventos educacionais com a participação ativa dos alunos.
E você, já conhecia as metodologias ativas? Já experimentou em sala de aula? Conta com a gente!
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