Por Ítalo Mendes
Responsável por abrir anualmente o calendário dos eventos audiovisuais brasileiros, a Mostra de Cinema de Tiradentes chega à sua 24ª edição trazendo o que há de mais recente na cinematografia nacional, entre os dias 22 e 30 de janeiro. Com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a programação será realizada online pela primeira vez, mas, como sempre, de maneira completamente gratuita.
Sempre diversificada, a Mostra compartilha o tempo entre as suas sessões, que neste ano trarão 114 filmes (31 longas, 2 médias e 81 curtas-metragens), com oficinas, debates, rodas de conversa, exposições, shows e diversas outras atrações artísticas.
Após receber mais de 35 mil pessoas em 2020, a Mostra compreende os desafios para uma edição online, mas se apoia na tradição, na essência e no potencial do cinema nacional para mais esta edição, como enfatiza Raquel Hallak, coordenadora geral e diretora da Universo Produção, realizadora do evento. “A 24a Mostra Tiradentes reafirma seu propósito de promover, refletir, exibir e difundir a produção brasileira contemporânea e conecta olhares, pessoas, diversidade e todos os sotaques brasileiros e, no ambiente virtual, amplia o acesso e a abrangência do evento.”
A programação de filme fica dividida em 10 categorias: Temática, Aurora, Olhos Livres, Foco, Panorama, Foco Minas, Praça, Formação, Sessão da Meia-Noite, Jovem, Mostrinha e Homenagem, que será dedicada à cineasta Paula Gaitán.
Se você não conseguir acompanhar toda a programação, não tem problema. A curadoria Newton ajuda você. Selecionamos 7 filmes imperdíveis presentes na Mostra deste ano.
1 – Ostinato
Não dá pra perder a abertura da Mostra! Ostinato é o filme mais recente da cineasta Paula Gaitán, homenageada da edição. O documentário retrata o processo criativo de Arrigo Barnabé, que fará o show de encerramento na primeira noite do evento.
2 – Kevin
O documentário, com contornos ficcionais, nos leva a Uganda para acompanhar o reencontro da diretora, Joana Oliveira, mulher branca, brasileira e sem filhos com a sua amiga Kevin, uma mulher negra, com dois filhos e recém-chegada ao seu país de origem.
3 – Drama Queen
No contexto em que a pandemia do coronavírus permanece pautando a necessidade do isolamento social, a diretora Gabriela Luíza traz para as telas cenas de um novo cotidiano, em uma abordagem ensaística, com tons de humor e melancolia.
4 – O Cerco
As tensões da cidade do Rio de Janeiro invadem o apartamento opressivo e espremido de Ana, atriz, mãe e protagonista dessa história. Mais um filme que lida com o senso de isolamento e as resistências do cotidiano.
5 – Amador
Presença marcante no baixo centro belorizontino, o compositor, cantor e performer Vidigal, falecido em 2019, tem o poder da sua obra apresentado neste documentário de 1 hora 30 minutos.
6 – 4 bilhões de infinitos
Vencedor do Júri Popular na categoria de melhor curta-metragem na edição de 2018 da Mostra, com “A Retirada para um Coração Bruto”, o diretor Marco Antônio Pereira retorna ao evento com o filme que conta a história de uma família que vive com a energia de casa cortada.
7 – Sessão da Meia-Noite
Vamos colocar um bônus nesta lista para destacar uma das novidades da Mostra. O cinema do gênero de horror e de ficção científica têm ganhado novas e boas produções nos últimos tempos. Por isso, foi criada especialmente para este ano a Sessão da Meia-Noite, para destacar essas propostas inovadoras para o cinema nacional. Veja os dois filmes.
O Cemitério das Almas Perdidas
Skull: A Máscara de Anhangá
Clique aqui, veja todas as informações e não perca nada da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes.