25 de abril de 2024
Newton Carreiras

As melhores práticas para dar e receber feedbacks no ambiente de trabalho

Feedback é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de pessoas dentro das empresas, ajuda no clima organizacional e no engajamento da equipe. Mas também pode ser uma atividade que gera desconforto em alguns.

Por isso, separamos algumas dicas para quem dá e para quem recebe feedbacks. Confira!

PARA DAR FEEDBACK:

? peça permissão – não inicie um retorno para um colaborador sem antes dizer sobre o que você quer conversar e o porquê. Se a pessoa não estiver receptiva, espere e dê o feedback em um momento mais oportuno.

? foque nas coisas boas – a melhor maneira de dar feedback é abordar os pontos fracos e fortes de um colega de maneira clara, específica, profissional, empática e atenciosa.

? faça perguntas – sempre se certifique de como o profissional se sentiu ao receber determinado feedback ou dúvidas que tenham surgido durante a conversa. Também o envolva no processo de solução de problemas, instigue-o a ser propositivo.

PARA RECEBER FEEDBACK:

? busque feedbacks – você pode ser proativo e solicitar o próprio feedback, como, por exemplo, pedindo a opinião de um colega ou supervisor sobre a sua desenvoltura na realização de alguma tarefa ou condução de uma reunião.

? foque no que você pode melhorar – seja receptivo e aberto ao receber um retorno, faça uma autoavaliação e identifique aquilo que você julga mais importante evoluir no momento.

? escute com atenção – ficar na defensiva faz com que o feedback seja menos produtivo, por isso, ouça o que a pessoa tem a dizer sem julgamentos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments