19 de abril de 2024
Notícias

5 filmes de Natal que não podem faltar na sua sessão em família

No ano em que a estreia do clássico Esqueceram de Mim completa 30 anos, celebra-se também a tradição temática de assistir filmes natalinos nessa época do ano. Se Macaulay Culkin marcou toda uma geração, também tivemos outros filmes que faziam companhia e eram presença certa no calendário cinéfilo do mês dezembro, como Um Herói de Brinquedo, protagonizado por Arnold Schwarzenegger, ou O Grinch, em uma das caracterizações mais excêntricas e divertidas do astro comediante Jim Carrey.

E especialmente pra quem salvava a grade de programação da TV ou rebobinava a fita cassete para rever essas histórias, decidimos incluir na lista outras obras tão boas quanto as já citadas para você fazer a maratona perfeita com a família neste Natal. Veja abaixo 5 dicas de filmes de Natal que não podem faltar na sua lista.

1 – A felicidade Não se Compra

Vamos começar com o clássico dos clássicos americanos. Dirigido por Frank Capra e com James Stewart no papel principal, o longa de 1946 de pouco mais de 2 horas de duração parece cada vez mais atual.

George Bailey (Stewart), um homem deprimido, prestes a cometer suicídio na véspera de Natal, ganha do seu anjo da guarda a oportunidade de ver como seria a sua vida se ele nunca tivesse existido.

O roteiro levanta debates que atravessam épocas e coloca em destaque a importância dos nossos comportamentos e ações sobre a vida de outras pessoas.

2 – O Estranho Mundo de Jack

O visual gótico e sombrio das histórias de Tim Burton, em primeira análise, não parece em nada com o que se espera de uma história natalina. Contudo, na parceria de roteiro e produção com o diretor Henry Selick, encontrou-se o caminho para um dos contos mais fantásticos com esse tema.

Jack Skellington, um ser de destaque da “Cidade do Halloween”, obscura e habitada por seres como monstros e fantasmas, encanta-se por uma árvore de Natal e entra sem querer na “Cidade do Natal”. Ao tentar levar a experiência para a sua cidade, inicia-se uma história de aventuras, paixões e aprendizados.

3 – Aconteceu no Natal do Mickey

Para quem é fã das primeiras animações Disney, essa dica é a pedida perfeita para embarcar na nostalgia. Lançado em VHS, em 1999, o filme reúne o Mickey e seu grupo de amigos em três curta-metragens distintos e igualmente cativantes. O primeiro deles trazendo os trigêmeos Huguinho, Zezinho e Luisinho, os sobrinhos agitados do Pato Donald, em uma das melhores versões para o dia da marmota, vivendo repetidas vezes o dia 25 de dezembro.

Se quiser completar a sessão, recomendamos também colocar na lista outro curta, lançado antes deste, em 1983, e igualmente popular. O Conto de Natal do Mickey trouxe o rabugento Tio Patinhas no papel inspirado em Ebenezer Scrooge, personagem criado por Charles Dickens para a história que ficou conhecida no Brasil como Três Espíritos do Natal.

4 – O Expresso Polar

A habilidade de Robert Zemeckis para contar boas histórias é única, o que fica comprovado em filmes como os da trilogia De Volta para o Futuro e Uma Cilada para Roger Rabbit. Após esses, a parceria com Tom Hanks valorizou ainda mais a filmografia do cineasta. Depois de contar com o ator como protagonista em Forrest Gump e Náufrago, dois longas de sucesso, foi a vez de inovarem juntos na realização de O Expresso Polar, o primeiro filme feito totalmente com captura de movimento.

O roteiro traz um garoto desconfiado da existência do Natal que é surpreendido por um trem negro, conduzido pelo personagem de Hanks, que surge em frente à sua casa com destino ao Polo Norte.  Com certa relutância, ele decide aceitar a viagem que também nos conduz a aventuras tão surpreendentes visualmente quanto em suas consequências.

5 – Klaus

Fechamos as dicas com o filme mais recente. Lançado em 2019, Klaus foi o primeiro longa de animação original da Netflix e chegou marcando presença nas grandes premiações. Foi vencedora do Bafta e do Annie Award e indicado ao Oscar 2020 de melhor animação.

Jasper é um aprendiz de carteiro na empresa do pai, onde não faz questão nenhuma de se dedicar. Sempre preguiçoso, ele é enviado pelo pai para a longínqua cidade de Smeerensburg, no Círculo Ártico, com o desafio de entregar 6 mil cartas em 1 ano ou perderia a sua herança.

Destacando-se pela inovação, sem deixar de lado a simplicidade, essa é uma recomendação atual, não apenas pelo ano de lançamento, mas por trabalhar uma abordagem que tem consciência do seu tempo.

Pronto, agora é só preparar a pipoca, ligar a TV e as luzes de Natal e curtir essa maratona temática e inspiradora.

Se quiser mais dicas, além de muitos textos sobre cinema e cultura em geral, no Blog da Newton, você encontra conteúdos diversos sobre tecnologia, economia, sustentabilidade, carreira e muito mais. Acompanhe por aqui e por nossas redes sociais, no Instagram e LinkedIn!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments