29 de março de 2024
Notícias

Conheça 5 técnicas para lidar com o bloqueio criativo

Por Ítalo Mendes

O desinteresse por realizar uma tarefa ou a extrema ansiedade e preocupação para que ela seja realizada da melhor forma possível são apenas dois dos grandes fatores que podem ocasionar o bloqueio criativo. Se você chegou nesse texto, provavelmente é porque já teve que lidar com aquele momento em que precisa produzir algo e de repente dá um branco na mente, deixando você com a criatividade limitada e sem conseguir produzir novas ideias. Isso é bem comum e quase inevitável! O mais viável é criar caminhos que nos façam contornar a preguiça, o estresse, cansaço ou até mesmo o acúmulo de tarefas para entregar o melhor do nosso trabalho.

Listamos para você 5 técnicas para integrar em sua rotina e que irão ajudar a eliminar o bloqueio criativo quando ele acontecer.

1 – Brainstorming

Apesar de ser muito utilizado para trabalhos em equipe, a dinâmica de registrar de maneira imediata todas as ideias que vierem à cabeça também pode ser efetiva individualmente. Se você travar na hora de produzir, separe alguns minutos e comece a anotar todos os pensamentos, sem fazer juízo de valor de cada proposta. Aliás, eliminar ideias ruins também é um método eficiente para focar no que é importante. Após isso, peneire as anotações, separando aquilo que realmente irá te auxiliar na produção.

2 – Planejamento

Quando o trabalho não avança, podemos acabar escolhendo a pior opção: procrastinar. Portanto, é importante dividir o trabalho em etapas. Se você não sabe quais os próximos passos, dificilmente saberá como realizar o todo.

Coloque as demandas em forma de lista ou crie o “esqueleto” da tarefa e realize uma parte de cada vez, determinando prazos e intercalando com momentos de descanso. Isso pode evitar que você tenha que fazer tudo em cima da hora, reduzindo a qualidade do produto final. Vale também destacar que justamente nesses momentos de relaxamento poderão surgir as suas ideias mais criativas.

3 – Escute música

Escutar a playlist perfeita para o momento ou simplesmente eliminar os ruídos ao redor  podem ajudar a focar. Assim como “Eye Of The Tiger” é um clássico para os atletas se motivarem, existem os melhores estilos para quem precisa se concentrar. Nesse caso, já temos um texto com as dicas perfeitas. É só clicar aqui.

4 – Use a internet de maneira inteligente

A internet, nesses casos em que faltam ideias para seguir com o seu trabalho, pode ser uma grande aliada. Hoje temos como opções diversos sites, blogs e até perfis pessoais que podem auxiliar a pesquisar e despertar a criatividade sobre os mais diversos assuntos. Porém, o que ocorre com quem é procrastinador de carteirinha é acabar escolhendo por ficar rodando no feed infinito das redes sociais sem qualquer propósito.

Então, saiba aproveitar. Pesquise por especialistas em sua área, busque referências e utilize a internet a seu favor.

5 – Mude o ambiente

Se você acredita que o problema é a falta de inspiração, uma simples mudança de espaço pode ajudar você a espairecer e dar novas perspectivas. Mude de cômodo ou aproveite para dar uma caminhada pela cidade, que também é um ótimo exercício para relaxar, e escolha um local que possa oferecer conforto para colocar suas ideias em prática, como um café, livraria ou até uma praça.

Você tem mais alguma estratégia que utiliza para focar em suas produções? Envie para nossas redes sociais que, em breve, poderemos compartilhar a parte 2 desse texto por aqui.