29 de março de 2024
Notícias

5 séries que surgiram a partir de grandes clássicos do cinema

Por Ítalo Mendes

Têm filmes que marcam gerações e criam universos tão ricos em informações e criatividade que despertam o potencial para novas histórias e o nosso desejo de assistir muito mais. Por sorte, em vários momentos esse nosso desejo foi atendido. Em alguns casos como uma franquia ou saga, em que o longa em questão ganha novos episódios, e em outros percorrendo caminhos que vão além das salas de cinema e chegam em nossa tv ou, mais recentemente, nas plataformas de streaming.

Hoje é dia de listarmos 5 séries que surgiram a partir de obras clássicas do cinema.

Motel Bates

Motel Bates Poster

O clássico Psicose, mesmo 60 anos após sua estreia, continua sendo uma referência para o gênero de suspense. Em um roteiro que surpreendeu ao assassinar a sua protagonista com menos de metade do tempo do filme, destacam-se o vilão, Norman Bates, e o próprio local onde se passa a história, um motel na beira da estrada.

Foi com uma proposta semelhante que surgiu Motel Bates, uma prequel que estreou em 18 de março de 2013 na rede de televisão A&E. Com foco nos personagens de Norman e sua mãe, Norma, a série conta em 5 temporadas acontecimentos que precederam a trama de Psicose e sucederam a compra do velho motel citado e da mansão, localizada bem ao lado.

M*A*S*H

M*A*S*H Poster

Atualmente, a cada mês chegam novas séries de grande qualidade para podermos assistir, o que não quer dizer que não podemos revisitar obras marcantes da tv, principalmente em casos como o de Mash. O último episódio, exibido em 1983, ficou marcado por manter por 27 anos o recorde de audiência das televisões norte-americanas, tendo sido visto simultaneamente por cerca 106 milhões de pessoas.

Baseada no filme homônimo de 1970, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado, o seriado, em tons de comédia e drama, retratava o dia a dia de um grupo de um hospital militar que cuidava dos feridos envolvidos na Guerra da Coréia.

Foram 251 episódios divididos em 11 temporadas, exibidas entre de setembro do ano de 1970 e o final de fevereiro de 1983, pela rede CBS.

Scream

Pânico: A Série de TV Poster

Com três temporadas já produzidas pela MTV, sendo as duas primeiras disponibilizadas no Brasil pela Netflix, Scream, ou Pânico: a série de TV deu sequência ao universo de um dos serial killers mais famosos do cinema. A franquia Pânico estreou em 1996 e teve seu auge de repercussão entre o final da década de 1990 e início da década de 2000.

A série, que estreou em junho de 2015, não obteve o mesmo sucesso do longa, mas manteve a força suficiente em seus 30 episódios para que esse vilão, com sua máscara e voz características, pudesse aparecer em um possível reboot nos cinemas em 2022.

O exorcista

O Exorcista Poster

Se tem um filme ilustre dentro da temática de terror, esse filme é o O Exorcista, de 1973. Além de um conjunto de histórias misteriosas, como a morte de 9 pessoas envolvidas com as filmagens, a produção é a única do gênero, em todas as edições do Oscar, a ter sido indicada de Melhor Filme. Mesmo não vencendo nessa categoria, foi indicado em outras 9, levando pra casa o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.

Estruturada para ser uma continuação, a série, de mesmo nome, estreou na fox em setembro de 2016, mantendo o clima dominado pelo horror, mas sem conseguir as mesmas façanhas de alcance e aprovação do público. Durou apenas 2 temporadas, totalizando 20 episódios, sendo cancelada em 11 de maio de 2018.

Fargo

Fargo Poster

No caso de Fargo fica complicado definir quem foi mais aclamado, filme ou série. E a verdade é que pouco importa, já que os produtores da série também foram os diretores e produtores do primeiro trabalho, o que traz ainda mais credibilidade para essa realização.

Foram quase duas décadas para os irmãos Coen colocarem em prática a ideia de contar mais sobre as crônicas policiais e cômicas da cidade que dá nome ao título. Com dois Oscars na bagagem, o filme de 1996 foi a justificativa perfeita para reunir um elenco consagrado nas três temporadas do seriado. Com estreia em abril de 2014, já foram 11 indicações ao Globo de Ouro, com 3 conquistas. A 4ª temporada estreou em setembro de 2020 e deve chegar em breve ao Brasil.

Faltou alguma série adaptada dos clássicos? Nos envie nas redes sociais e colabore para em breve compartilhamos a parte 2 desta lista.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments