26 de abril de 2024
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6 Dicas sobre Instagram Reels que você não sabia

Por Fernanda Nazaré 

No frisson em disputar espaço com o app Tik Tok, que conquistou o público infanto-juvenil (e está cativando os mais velhos também), o Facebook, também dono do Instagram, correu para lançar uma ferramenta dentro da plataforma que pudesse brigar à altura para não perder usuários para a nova rede social rival. Então, em junho de 2020 surgiu o recurso Reels, criação de clipes que duram até 60 segundos e com várias possibilidades de filtros e áudios.  

Mesmo já há um tempinho sendo usado pelos Instagramers, o Reels ainda pode parecer confuso e difícil de compreender suas maneiras de engajamento de conteúdo.  

Por isso, fomos investigar e descobrimos algumas dicas que podem te ajudar na hora de produzir e bombar sua publicação de Reels. Confira:  

O que fazer: 

 – Preocupe-se com a qualidade de imagem: boa luz, cenário e resolução do vídeo torna tudo mais atraente para quem vai assistir, não é mesmo? E é assim que o algoritmo do Instagram também pensa. Então, filme seus vídeos na vertical, tenha temas que prendam a atenção do espectador de forma divertida e utilize os efeitos de câmera, filtros e textos de dentro do app. 

– Compartilhe seu Reels no Stories: pode aumentar o engajamento na rede social? Pode sim! O próprio Instagram já afirmou isso em sua conta oficial, o que pode levar também a um aumento no número de curtidas e comentários da publicação. Indo mais longe nas possibilidades, essa prática poderia resultar no crescimento do número de seguidores! 

– Use trilhas ou áudios populares na rede social: o Instagram também já deu esta dica! O Reels com áudios é mais propenso a ser recomendado. A plataforma, aliás, aconselha os usuários a produzir conteúdo com músicas e áudios salvos na biblioteca do Instagram, claro que eles vão preferir que você use as sugestões deles. 

O que não fazer:? 

 – Não use vídeos feitos em outras plataformas: Não tente reaproveitar vídeos já feitos na sua conta do Tik Tok. O objetivo do Reels é competir com o rival, se você postar um vídeo com o logotipo do app que ameaça a popularidade do Instagram, a plataforma – obviamente – não irá promover sua publicação entre seus seguidores. O algoritmo dará menos ênfase a vídeos com logotipos e marcas d’água de outros apps, não só do Tik Tok. 

– Não fale de política ou temas sensíveis: Pois é… Se você tem uma conta sobre política, você é um político ou um @ relacionado a órgão público, aposte no feed. O Instagram quer dar um ar divertido e bem-humorado ao Reels, o que não combina com este tipo de assunto, então eles não impulsionam. Tente outras táticas dentro do app. 

– Não aposte todas as suas fichas no Reels como principal meio de engajamento: Se engana quem pensa que o Instagram, na fome de competir com o Tik Tok, impulsiona o Reels mais do que qualquer outro recurso. O app pode até fazer isso para incentivar os usuários, mas você sabia que fazer carrossel no feed é o que dá mais engajamento? Publicações com carrosséis de 10 fotos costumam performar melhor, e os posts que continham fotos e vídeos juntos aumentaram ainda mais as taxas de visualização.

  

Moral da história: não existe fórmula certa, uma “receita de bolo” para bombar nas redes, a não ser ter criatividade, acompanhar as tendências e ficar ligado nas notícias sobre algoritmos e novidades de cada app. É uma atualização constante. Se você quer trabalhar com marketing digital, estudar novas estratégias é fundamental para se manter no mercado. Aqui na Newton, você encontra o MBA perfeito para isso!   

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