20 de abril de 2024
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6 recursos disponíveis nos e-mails que podem facilitar a sua vida

Por Ítalo Mendes

Mais antigo do que a própria internet, o serviço de e-mail é, hoje em dia, uma ferramenta indispensável em quase todas as rotinas profissionais. Além de terem sistemas que facilitam, organizam e formalizam nossos envios, eles agregam cada vez mais possibilidades, em uma disputa saudável entre os serviços de hospedagem.

Hoje, listamos 6 dessas possibilidades capazes de facilitar a rotina de quem usa os servidores mais populares da atualidade, o Outlook e o Gmail.

Outlook 

  1. Escutar e enviar e-mails por áudio

Não é sempre que precisamos olhar a nossa caixa de entrada e estamos na frente do computador. Pra quem tem o cotidiano mais acelerado e envia seus e-mails de qualquer lugar, utilizando o celular, a atualização do Outlook oferece uma boa solução. 

Disponível para android e iOS, a Microsoft lançou o “Play My Emails” para o seu software,  permitindo que a aplicativo para celular leia em voz alta seus e-mails e eventos agendados. O recurso permite, ainda, que você envie e receba mensagens em formato de áudio. 

  1. Lembrete para pagar contas

O Outlook também pode ser um parceiro da sua rotina na hora de refrescar a memória quando está chegando o dia de pagar alguma fatura. 

A plataforma identifica nas mensagens as contas recebidas, mostrando um resumo na parte superior do site. Além disso, ele cria um evento relacionado ao calendário, enviando a você uma notificação de lembrete da data de vencimento com dois dias de antecedência do prazo final para pagamento. O recurso está disponível apenas para o Outlook.com. 

  1. Acompanhamento dos convites para reuniões

As reuniões online, em grande parte pela pandemia do coronavírus, tornaram-se cada vez mais frequentes. Se você  planeja organizar ou foi convidado para uma reunião, o Outlook permite, a partir da abertura do evento de convite, que você acompanhe as confirmações de todos os participantes, mesmo daquelas reuniões em que você não é o organizador. Outro ponto é a possibilidade de, caso você seja o responsável, limitar o acesso à reunião apenas para aqueles e-mails que foram inseridos em sua lista. Uma possibilidade excelente para aqueles que irão realizar eventos online em que há necessidade de compra de ingressos.

Crédito – imagem disponibilizada pelo site www.microsoft.com

Gmail

  1. Filtre as suas notificações

Com mais de 15 anos de história, o Gmail revolucionou os sistemas de e-mails, com a implementação de diversas tecnologias, tornando-se um dos líderes deste tipo de serviço. Portanto, não poderia ficar de fora da lista. 

A primeira dica é para aqueles que também utilizam o serviço tanto pelo desktop quanto pelo mobile. Ser informado pelo celular sobre as últimas mensagens recebidas pode ser tão positivo quanto negativo, a depender da quantidade de envios que você recebe. Ninguém quer ser notificado, depois desbloquear a tela e descobrir que era um spam.

Para resolver isso, o Gmail disponibiliza uma seção em que você pode ativar apenas as notificações importantes recebidas. 

É só clicar na engrenagem que identifica as configurações, depois em “Ver todas as configurações”, ir na aba gerais, rolar a página para baixo até encontrar a seção “Notificações na área de trabalho” e selecionar a opção “Ativar notificações de e-mails importantes”.

  1. Economize espaço

Para evitar que o seu celular ou tablet fique lotado pelos anexos, programe uma sincronização com os desktops. Assim, você poderá se programar para excluir os arquivos do seu dispositivo sem correr o risco de perder alguma informação importante.

Acesse o seu aplicativo, clique no ícone com três linhas retas no canto superior esquerdo, role até o final e acesse “Configurações”. Escolha a conta e depois vá em “Uso de dados” e, logo em seguida, em “Sincronizar o gmail”. Se achar necessário, ainda pode escolher, na opção abaixo, a quantidade de dias que for mais adequado para que essa sincronização seja realizada, que vai de 1 até 999 dias. 

  1. Personalize os favoritos

Se você gosta de destacar aquelas mensagens mais importantes com o símbolo de favoritos, é válido também saber que esse método dá ainda mais possibilidades. 

Com um pequeno ajuste você pode trazer mais cores ou símbolos para essa opção, fazendo, por exemplo, com que as mensagens do seu chefe sejam marcadas com a estrela vermelha, a de um cliente com a cor azul e até uma mensagem que você não tenha entendido o contexto com uma interrogação.

Visite novamente a aba de configurações gerais, vá até a seção “Estrelas” e clique e arraste para “Em uso” todas as opções de ícones que deseja utilizar. No e-mail, clique em favoritos mais de uma vez que eles irão mudar até você encontrar a melhor opção.

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