24 de setembro de 2022
Carreira Notícias Saúde

Como lidar com os desafios da pandemia no cenário atual?

Por Erika Dias

No início da pandemia do novo coronavírus, seguimos com nossas vidas em isolamento social com a sensação de que em poucos meses poderíamos voltar à rotina normal. Contudo, com a passagem dos meses, percebemos que os riscos à saúde e o crescimento da pandemia poderiam nos fazer ficar mais tempo do que o planejado em isolamento e distanciamento.  Agora, completados cerca de seis meses desde que a crise se alastrou por estados brasileiros, refletimos diariamente sobre os desafios e as possibilidades deste novo tempo. Como vamos lidar com os obstáculos que nos apresentam? Dentre esses obstáculos, podemos citar os estados emocionais de angústia, falta de energia, insônia e outros transtornos psicológicos e físicos que algumas pessoas têm adquirido neste tempo. 

Pensar em cuidados extras e estratégias de ação e mentalização neste tempo nos ajudam (muito!) a organizar nossa saúde mental e física. Compartilhamos aqui algumas dicas para aliviar a tensão do momento e visualizar possibilidades de vida. Confira e já comece a praticar!

1 – Autoconhecimento e aceitação

Conhecer a si, seus gostos, limitações e preferências são os primeiros passos para se aliviar das tensões deste momento. Que tal investigar mais sobre si? Anote ou desenhe todas as coisas que você gosta de fazer, falar e como se sente em momentos específicos. Alguns utilizam até um diário para fazer esse exercício. Ser quem você é e aceitar isso vai lhe ajudar muito a seguir os dias com autoconsciência e respeito interno. Pratique a compaixão e entenda que você tem pontos fortes e fracos.

2 – Novos hobbies e modos de viver

Já pensou que você pode ter habilidades surpreendentes? Muitas pessoas têm investido neste momento em fazer coisas que nunca pensaram em fazer antes da pandemia. Do artesanato ao canto, passando pelo cuidado com as plantas. Arrisque-se e tenha novas experiências que podem motivar você a relaxar e se sentir produtivo nos momentos de lazer ou aos fins de semana. Pode ser uma nova habilidade que encontrou na internet ou uma forma de viver mais sustentável. Que tal?

3 – Gratidão

Seja grato por aquilo que você é e por tudo o que você vive. A gratidão contribui para tornar o dia a dia mais leve. Um conselho é fazer pequenas anotações, seja no celular ou em post-it, ao final do dia, indicando o que você agradece mais naquele dia. Estar vivo e bem de saúde, ter amigos, família, uma casa… Com esse exercício, podemos observar, com o tempo, que temos muito o que agradecer!