Por Fernanda Nazaré
Vamos começar do básico: você sabe o que é crowdfunding? Popularmente, é mais conhecido como “vaquinha”. São pequenas doações em dinheiro de várias pessoas que se interessam pelo projeto ou proposta de onde essa arrecadação será destinada.
Esse tipo de arrecadação extrapolou a esfera do cunho social e já entrou para o mundo dos negócios. Novas empresas – as startups – lançam campanhas pedindo para começarem um empreendimento, lançar algo inovador no mercado etc.
Vantagens
Pedir um financiamento coletivo, em forma de crowdfunding, tem uma grande vantagem por se associar à capacidade das plataformas de atingirem muitas pessoas. Os próprios sites de financiamento coletivo servem como plataformas de marketing, divulgando o projeto da startup para muitas pessoas interessadas.
O risco também é baixo, diferente de outras formas de financiamento (como empréstimos bancários, por exemplo). Caso o montante final não seja alcançado, todos aqueles que investiram recebem seu dinheiro de volta.
Desvantagens
Sustentar o negócio no longo prazo com crowdfunding é praticamente impossível. Este recurso serve para dar um “empurrão”, ou em algum projeto muito bem fechado e com resultados de?curto prazo. Por mais que as próprias plataformas sirvam como veículos de marketing, é muito difícil conseguir levantar uma grande quantidade de recursos apenas através das plataformas. Exige um trabalho de divulgação e marketing pesado à parte.
Confira 10 dicas para o seu crowdfunding:
1) Ofereça vantagens e exclusividade a quem fizer doação. Existem algumas modalidades de recompensa:
– Empréstimo: o empreendedor se compromete a devolver o dinheiro investido após um certo período.
– Primeira mão: é o primeiro a ter produto antes de ser lançado oficialmente, por exemplo.
– Participação: que é quando o?investidor no financiamento coletivo não recebe nenhum benefício imediato, mas terá uma participação nos negócios, tornando-se sócio.
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2) Alguns sites para você fazer sua campanha de arrecadação:
- Cartarse: empresa nacional que já foi veículo para quase 2.000 projetos concluídos e arrecadou mais de R$ 32 milhões. Cobram 13% do valor total do financiamento, apenas se o objetivo final for atingido.
- Kickante: o maior foco são projetos com impacto social, mas também atinge empresas e artistas. A porcentagem cobrada varia de acordo com o tipo de projeto, de 12% a 15%.
- Benfeitoria: foca exclusivamente em iniciativas de impacto social e, por isso, não cobra participação na arrecadação final.
3) Patente
O projeto para a plataforma deve ser praticamente um plano de negócios. Por isso, proteja seu projeto caso seja uma ideia patenteável, não deixe de registrá-la.
4) Faça um vídeo
Não precisa ser uma produção profissional, mas apresentar sua ideia, projeto e produto em vídeo é uma ótima ferramenta de marketing que irá explicar sua intenção e angariar colaboradores. Fale informações como: quem é você, a história do seu produto, porque você precisa de apoio e as recompensas oferecidas.?
5) Faça um bom texto
Não faça com que as pessoas precisem ler toda a página da campanha para compreender o básico, mas escreva o básico de uma forma que as motive a ler mais. Você vai precisar de um título expressivo e uma descrição clara e convincente do projeto para criar uma campanha de sucesso.
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6) Selecione contatos para divulgação
Sua campanha terá muito mais sucesso se criar uma lista de contatos na mídia com um grande alcance. O importante é contatar pessoas que trabalhem com assuntos e áreas relacionadas à sua campanha. Contatar pessoas que não cobrem o seu nicho é um desperdício de tempo — seu e deles.
7) Pense na logística da entrega de recompensas
Já escolheu uma transportadora? Você sabe qual é a categoria de envio e qual o custo da postagem? Prepare-se para fazer entregas em massa dos seus produtos para os seus apoiadores. Se mil apoiadores fizerem um pedido antecipado dos seus produtos, serão mil pedidos para embalar e mandar pelo correio.
Se você curtiu a ideia e quer se preparar para entrar num crowdfunding para fomentar seu negócio, aqui na Newton Paiva temos MBAs que podem te ajudar, como o de Gestão de Negócios, Marketing Digital e Gerenciamento Ágil de Projetos.