25 de setembro de 2022
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7 dicas para começar seu negócio por crowdfunding

Por Fernanda Nazaré

Vamos começar do básico: você sabe o que é crowdfunding? Popularmente, é mais conhecido como “vaquinha”. São pequenas doações em dinheiro de várias pessoas que se interessam pelo projeto ou proposta de onde essa arrecadação será destinada.  

Esse tipo de arrecadação extrapolou a esfera do cunho social e já entrou para o mundo dos negócios. Novas empresas – as startups – lançam campanhas pedindo para começarem um empreendimento, lançar algo inovador no mercado etc.  

Vantagens 

Pedir um financiamento coletivo, em forma de crowdfunding, tem uma grande vantagem por se associar à capacidade das plataformas de atingirem muitas pessoas. Os próprios sites de financiamento coletivo servem como plataformas de marketing, divulgando o projeto da startup para muitas pessoas interessadas. 

O risco também é baixo, diferente de outras formas de financiamento (como empréstimos bancários, por exemplo). Caso o montante final não seja alcançado, todos aqueles que investiram recebem seu dinheiro de volta. 

Desvantagens  

Sustentar o negócio no longo prazo com crowdfunding é praticamente impossível. Este recurso serve para dar um “empurrão”, ou em algum projeto muito bem fechado e com resultados de curto prazo. Por mais que as próprias plataformas sirvam como veículos de marketing, é muito difícil conseguir levantar uma grande quantidade de recursos apenas através das plataformas. Exige um trabalho de divulgação e marketing pesado à parte.  

Confira 10 dicas para o seu crowdfunding:  

1) Ofereça vantagens e exclusividade a quem fizer doação. Existem algumas modalidades de recompensa:  

– Empréstimo: o empreendedor se compromete a devolver o dinheiro investido após um certo período. 

 – Primeira mão: é o primeiro a ter produto antes de ser lançado oficialmente, por exemplo. 

– Participação: que é quando o investidor no financiamento coletivo não recebe nenhum benefício imediato, mas terá uma participação nos negócios, tornando-se sócio. 

2) Alguns sites para você fazer sua campanha de arrecadação: 

  • Cartarse: empresa nacional que já foi veículo para quase 2.000 projetos concluídos e arrecadou mais de R$ 32 milhões. Cobram 13% do valor total do financiamento, apenas se o objetivo final for atingido. 
  • Kickante: o maior foco são projetos com impacto social, mas também atinge empresas e artistas. A porcentagem cobrada varia de acordo com o tipo de projeto, de 12% a 15%. 
  • Benfeitoria: foca exclusivamente em iniciativas de impacto social e, por isso, não cobra participação na arrecadação final.  

3) Patente  

O projeto para a plataforma deve ser praticamente um plano de negócios. Por isso, proteja seu projeto caso seja uma ideia patenteável, não deixe de registrá-la. 

4) Faça um vídeo 

Não precisa ser uma produção profissional, mas apresentar sua ideia, projeto e produto em vídeo é uma ótima ferramenta de marketing que irá explicar sua intenção e angariar colaboradores. Fale informações como: quem é você, a história do seu produto, porque você precisa de apoio e as recompensas oferecidas.  

5) Faça um bom texto 

Não faça com que as pessoas precisem ler toda a página da campanha para compreender o básico, mas escreva o básico de uma forma que as motive a ler mais. Você vai precisar de um título expressivo e uma descrição clara e convincente do projeto para criar uma campanha de sucesso. 

6) Selecione contatos para divulgação 

Sua campanha terá muito mais sucesso se criar uma lista de contatos na mídia com um grande alcance. O importante é contatar pessoas que trabalhem com assuntos e áreas relacionadas à sua campanha. Contatar pessoas que não cobrem o seu nicho é um desperdício de tempo — seu e deles. 

7) Pense na logística da entrega de recompensas 

Já escolheu uma transportadora? Você sabe qual é a categoria de envio e qual o custo da postagem? Prepare-se para fazer entregas em massa dos seus produtos para os seus apoiadores. Se mil apoiadores fizerem um pedido antecipado dos seus produtos, serão mil pedidos para embalar e mandar pelo correio.  

Se você curtiu a ideia e quer se preparar para entrar num crowdfunding para fomentar seu negócio, aqui na Newton Paiva temos MBAs que podem te ajudar, como o de Gestão de NegóciosMarketing Digital e Gerenciamento Ágil de Projetos.  

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