28 de abril de 2024
Notícias

A profissão que resguarda o profissional: conheça a carreira de segurança do trabalho

Por Leilane Stauffer

Estratégico em empresas da construção civil, aviação, petrolíferas, mineradoras, portos e indústria de diversos segmentos; a missão do profissional de segurança do trabalho reforça a importância da integridade do trabalhador brasileiro. Ele é o responsável por ações que agem diretamente na prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais.

No dia 27 de novembro, a sua atuação é lembrada com o dia do Engenheiro de Segurança de Trabalho e do Técnico de Segurança do Trabalho. A data é marcada pela criação da lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985. Com 35 anos de existência, o documento regulamenta, no Brasil, as duas profissões.

O objetivo dos profissionais de segurança é construir e manter ambientes seguros e saudáveis. Quem exerce essas funções deve ter domínio das questões técnicas do cotidiano da atuação e, especialmente, desenvolver a habilidade de lidar com pessoas. O foco das atividades converge também na fiscalização de ambientes e equipamentos, com o objetivo de garantir que a rotina de trabalho esteja de acordo com as normas e leis brasileiras de segurança, entre elas, as famosas NBRs.

No dia a dia, o profissional de segurança do trabalho costuma implementar modelos de segurança, coordenar equipes, desenvolver pesquisas, acompanhar vistorias e perícias e também agir estrategicamente com equipes de Recursos Humanos e de Comunicação Interna em campanhas de conscientização para trabalhadores. A formação desses profissionais envolve assuntos ligados às áreas de Administração, Saúde, Direito e Psicologia.

Para quem já atua na área ou tem interesse em se profissionalizar ainda mais nessas possibilidades, a Newton oferece a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Com duração de um ano, o curso contempla conteúdos como Proteção do Meio Ambiente, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Higiene do Trabalho Ocupacional, Psicologia na Engenharia de Segurança do Trabalho, Comunicação e Treinamento. Para conferir mais detalhes, clique aqui.