16 de abril de 2024
Notícias

Estou preparado para as profissões do futuro?

Por Leilane Stauffer

Quando o assunto é construção de carreiras, uma discussão frequente é como se preparar para as profissões do futuro e como se destacar no mercado. Nesse texto, comentamos algumas tendências para o mercado digital dos próximos anos, a partir de um levantamento realizado pela Gartner, Inc., líder global em pesquisa e aconselhamento empresarial. Nele, e no cotidiano também, já é possível observar como o mundo está cada vez mais mediado pela automação, por meio de tecnologias como Inteligência artificial, IoT, chatbots, big data.

Ao invés de as transformações digitais serem vistas como substitutas do trabalho humano e geradoras do desemprego, consultores de carreira aconselham aos profissionais encararem o momento com atenção e abertura para as mudanças. Por isso, separamos quatro orientações para você se preparar, com segurança, para as profissões do futuro.

1. Aceite as mudanças

Em uma dinâmica veloz de transformações, a resistência às mudanças não costuma ser boa aliada. Por isso, propor a si mesmo o exercício de estar aberto e de acolher as situações é um passo importante para ajudar você neste processo. A consciência sobre o momento costuma ser o primeiro passo para aprender a se posicionar e a reagir positivamente.

2. Observe o mercado

Para se manter atualizado, é preciso atenção à dinâmica do mercado. Por isso, fique de olho nos ambientes que divulgam vagas de emprego, como LinkedIn e sites de recrutamento. Confira quais têm sido os perfis e as atribuições das vagas oferecidas na sua área. Essa análise pode auxiliar você a identificar quais competências devem ser aperfeiçoadas.

3. Trace o caminho do seu aprendizado

A valorização do aprendizado de maneira autônoma tem sido tendência e seguirá. Por isso, dê atenção ao seu processo de autoaprendizagem, priorizando o que aprender, o foco e o tempo que será investido nos seus estudos.

4. Invista na sua criatividade

O pensamento crítico e o desenvolvimento de novas ideias para solucionar problemas continuam sendo atribuições dos humanos. Por isso, valorize a sua subjetividade e estimule, por meio de leituras diversas, o seu processo criativo.

A Newton conta com o trabalho de Carreiras para potencializar a sua caminhada profissional. Siga as redes sociais, por meio do Instagram e do LinkedIn, para acompanhar as atividades virtuais gratuitas e abertas ao público.