26 de abril de 2024
Notícias

Bons exemplos brasileiros de investimento em tecnologias sustentáveis

Por Lígia de Matos

As tecnologias sustentáveis são tendência no Brasil e não têm mais volta. Soluções que ajudam no dia a dia das pessoas e ainda colaboram com o ecossistema é o que todos buscam globalmente e temos alguns bons exemplos por aqui mesmo.

O Relatório de Tendências da Manufatura Digital HP (Digital Manufacturing Trend Report) foi realizado com executivos do setor industrial de todo o mundo e relevou que 99% dos entrevistados acreditam que as tecnologias de manufatura digital podem levar ao crescimento econômico. Além desse ponto, a pesquisa mostrou também que 89% dos executivos estão buscando desenvolver modelos de negócios inspirados no ambiente corporativo global.

A cada dia novos produtos e serviços são desenvolvidos e pensados para a evolução do mercado nacional. Mas o diferencial de alguns negócios é ter o foco investido em opções tecnológicas sustentáveis que oferecem benefícios ao meio ambiente.

Selecionamos aqui três aspectos de exemplos brasileiros que contribuem para um planeta sustentável e com condições de abrigar vida por mais milhares de anos. As vantagens são que, além de proporcionar economia e reconhecimento no mercado de atuação, empresas que apostam nessas iniciativas estão também investindo em tecnologias sustentáveis para diminuírem ainda mais os atritos ecológicos. Conheça aqui:

1 – Gestão Energética

A gestão de energia, por meio da tecnologia e do uso de soluções de inteligência artificial, possibilita maior controle sobre os gastos de energia e uma melhora da eficiência de processos operacionais, além da redução do consumo nas áreas em que estão tendo um custo maior.

Empresas antenadas nesse serviço buscam fornecer economia de até 95% na conta de energia. O propósito tem sido implementado por meio de soluções, como iluminação LED, geração de energia fotovoltaica, gestão remota de energia e utilidades para grandes consumidores de energia, por exemplo indústrias, supermercados e clientes comerciais em geral.

Outra grande sacada que tem sido observada, no mercado, é disponibilizar para um sistema de gestão de energia e utilidades que pode ser integrado com outros sistemas. Trata-se de uma solução de IoT (sigla em inglês para internet das coisas) com a gestão remota de energia e utilidades, como iluminação, ar-condicionado, câmaras frias e outros equipamentos.

2 – Redução de Poluentes

Outra tendência é a substituição dos plásticos convencionais pelos biodegradáveis. É possível observar iniciativas de empresas que desenvolvem biorresinas para produção de bioplásticos que podem substituir as funções dos plásticos convencionais. Assim, grandes passos são dados para assegurar a redução de poluição e promover a sustentabilidade do meio ambiente em um processo biotecnológico, limpo e escalável para as áreas de saúde e alimentos.

3 – Descontaminação das Águas

A poluição das águas é hoje um dos principais tópicos de preocupação global e foi pensando nisso, uma startup localizada em São Paulo desenvolveu um equipamento de baixo custo, de fácil instalação e portátil, que transforma cinco mil litros de água contaminada em água potável por dia, removendo 100% dos vírus e bactérias. 

Além de ajudar na despoluição, também leva água potável para as regiões mais remotas do país.

Conhece alguma iniciativa interessante de investimento em tecnologias sustentáveis? Compartilhe com a gente e conheça o Smart Campus Newton, laboratório comprometido com projetos de Cidades Inteligentes e com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments