28 de março de 2024
Institucional Notícias

Desafio da Energia: Cemig promove competição sustentável na Newton, participe!

Dos dias 9 a 12 de novembro, a Cemig lança uma gincana mais do que especial na Newton. Trata-se do “Desafio da Energia”, evento que tem como objetivo promover a cultura de eficiência energética e incentivar o uso de ferramentas inovadoras nas cidades. 

A metodologia do desafio estimula o desenvolvimento das habilidades pessoais dos participantes na resolução de situações reais relacionadas ao uso racional da energia elétrica. A iniciativa é uma parceria entre a Cemig e a Junior Achievement Minas Gerais (JAMG), uma organização que prepara estudantes para o mercado de trabalho por meio de programas de empreendedorismo. A gincana conta, ainda, com uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais.  

Como funciona? 

Alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU,  a competição leva aos participantes uma situação-problema real e ferramentas de Design Thinking, imersão, ideação e prototipação para inspirar soluções.  

Os alunos trabalham em equipes e cada uma recebe um problema como desafio. Essas equipes precisam desenvolver soluções criativas e inovadoras para a resolução dos problemas propostos. Ao longo da atividade, os jovens contam com o apoio de membros da JAMG na condução do evento e apresentação das ferramentas, além de voluntários da Cemig auxiliando como mentores durante todas as etapas do processo.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais.

https://youtu.be/JIu2tPj5VOE

Ao final do desafio, as equipes formadas por alunos são avaliadas por um júri que premia a proposta mais criativa e inovadora.  

Inscrição e horas complementares: 

50 vagas disponíveis para os alunos da Newton (podem participar alunos de todos os cursos de graduação). As inscrições vão até o dia 03/11 (terça-feira) e os estudantes que participarem de todo o desafio receberão certificado de 20 horas complementares e 30h complementares para os vencedores

Não perca essa chance e se inscreva! Acesse: http://bit.ly/desafiodaenergia_newton