5 de outubro de 2022
Notícias

Descubra por que 25 de maio é Dia do Orgulho Nerd (e também Dia da Toalha)

Por Luciana d’Anunciação

O Dia do Orgulho Nerd, comemorado em 25 de maio, surgiu para expressar e para promover a cultura nerd/geek. É um dia dedicado para quem curte quadrinhos, filmes, games, tecnologia e outros assuntos relacionados à cultura. Mas você sabe por que o dia 25 de maio é Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha?

Inicialmente, a data foi escolhida para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977 (Não confunda com o Dia de Star Wars, que é celebrado em 4 de maio).

Com o tempo, outras duas homenagens foram agregadas à data: o Dia da Toalha, uma referência à série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, do escritor Douglas Adams; e o Glorioso 25 de Maio, importante data na série de livros de fantasia cômica do autor inglês Terry Pratchett.

Mas a comemoração do Dia do Orgulho Nerd é bem mais recente. Entre 1998 e 2000, nos Estados Unidos, Tim McEachern organizou eventos não conectados chamados de Festival do Orgulho Geek em um bar em Albany, Nova York e, posteriormente também, em Boston.

A data ganhou maior mundial em 2006, quando o dia foi celebrado pela primeira vez na Espanha. Em Madrid, onde cerca de 300 pessoas celebraram, algumas fantasiadas de Pacman. Neste mesmo dia, um manifesto, em tom de brincadeira, foi divulgado na internet com os direitos e responsabilidades básicas dos nerds.

No ano seguinte, a celebração foi ainda mais ampla, contando com atos simultâneos em diversas cidades da Espanha. Em 2008, o Dia do Orgulho Nerd foi comemorado oficialmente nos Estados Unidos, com grande repercussão na internet.

Em 2009, o reconhecimento do dia tinha alcançado o Science Channel, com programação especial em 25 de Maio para celebrá-lo no Canadá. Em 2010, o movimento já havia se espalhado para diversos países como Inglaterra, Hungria, Israel e Romênia.

Mas por que Dia da Toalha?

No livro do Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams cita a frase “nunca vá a lugar nenhum sem a sua toalha”. A ideia do Dia da Toalha foi criada por D. Clyde Williamson. Ele publicou uma nota encorajando outros fãs a passarem o dia carregando suas toalhas e celebrarem a vida e a obra do escritor britânico, duas semanas após o falecimento de Adams (11 de maio).

Foi assim que 25 de maio se tornou uma data para celebramos o fim do preconceito de quem assume a cultura pop como estilo de vida.

Por isso, no Dia do Orgulho Nerd, aproveite para reler algum livro que você curte, ver seu filme de ficção científica ou de super herói favorito, jogar seu game preferido ou qualquer outra atividade que remeta ao universo geek.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments