19 de abril de 2024
Notícias

Dicas essenciais para uma rotina equilibrada

Por Erika Dias

O caminho diário da vida deve envolver compreensão dos sentimentos e acolhida. Parece um enorme desafio neste momento de pandemia, mas existem algumas estratégias para lidar com o dia a dia neste cenário único. As orientações vêm do modelo de psicologia positiva, que recomenda acolher os sentimentos, mesmo os negativos, para compreender a impermanência da vida.

O almejado equilíbrio na rotina passa por essa trajetória de entendimento dos fatos que não são controláveis, como a pandemia que vivemos. Estar equilibrado não é, portanto, estar imune às situações dolorosas e frustrantes, mas sim entender que é normal ter todos os tipos de sentimentos. A abordagem da psicologia positiva estuda essas sensações e os comportamentos como pontos fortes, ao contrário de serem considerados fraquezas. Quer entender melhor como fazer esse exercício psicológico? Veja algumas dicas essenciais para uma rotina equilibrada.

Aceite os imprevistos

Algumas situações não previstas podem nos tirar do eixo e abalar a rotina. Contudo, o exercício de aceitar os acontecimentos pode ser um alívio. Aceite também que você não tem o controle de tudo e que algumas situações vão acontecer sem sua permissão e você precisará se adaptar às mudanças. A famosa habilidade da resiliência deve ser apropriada em sua vida para contribuir com a prática de contornar obstáculos, compreendendo-os e abraçando o todo, com todas as limitações que você possui.

Expresse seus sentimentos

Seja durante uma terapia, seja em diálogos diversos no cotidiano, expressar sentimentos é importante para não sobrecarregar a mente. É preciso que você entenda que todos os sentimentos, como raiva e tristeza, devem ser compartilhados. Tentar ocultá-los pode gerar desequilíbrio. Já ouviu falar da metáfora da “panela de pressão”? Ela convida você a lembrar que os sentimentos não expressos e muita pressão na vida podem se acumular e, como em uma panela de pressão, a válvula pode emperrar e a nossa panela explodir.

Aprenda com a experiência

Para aprender com as experiências da vida, é necessário olhar para si com carinho, enxergando todas as situações da vida como lições essenciais da caminhada. Impactos e sensações conflitantes podem surgir, mas a vivência diária de forma lúcida contribui para se desenvolver como ser humano. Um dia após o outro.

Viver em estado de consciência plena garante o equilíbrio almejado na rotina. Um equilíbrio que é conquistado com o bem-estar gerado pelo conjunto mente e corpo saudáveis. Agora que refletimos sobre isso, vamos praticar? Tem interesse em conhecer e se aprofundar no estudo da Psicologia? Clique aqui e conheça o curso na Newton!