8 de maio de 2024
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Em tempos incertos ou seguros, planeje a sua carreira

Por Leilane Stauffer

O tempo de cumprir o distanciamento social pode ser também o momento para planejar a carreira e se preparar para enfrentar os obstáculos do mercado de trabalho. E especialmente para os tempos de incertezas, como o que a população atravessa com a pandemia do novo coronavírus, a frase do educador brasileiro Mario Sérgio Cortella passa a fazer ainda mais sentido: “paciência na turbulência, sabedoria na travessia”.

É importante lembrar que se deparar com incertezas não é característica exclusiva de momentos críticos, como o de uma crise sanitária. Incertezas surgem e estão presentes em diversos momentos da vida. Diante disso, a psicóloga, consultora organizacional e especialista de Carreiras da Newton, Carolina Salvo, reforça a necessidade de pensar no planejamento. “A gente nunca pode ter um plano apenas, porque se esse plano falhar, a gente precisa seguir outros caminhos”, defende.

Separamos com a consultora algumas dicas que vão ajudar você a planejar a sua carreira e a encará-la como um caminho a ser trilhado. Vamos lá?

1. Entenda qual contexto é o seu

Olhar para fora é um exercício que deve ser proposto frequentemente. Analisar as aberturas de mercado da sua área precisa ser um movimento constante. As mudanças ocorrem em um ritmo muito frenético. Por isso, é fundamental entender qual é o contexto da sua área, da sua cidade, observando onde há oportunidades e avaliando o nível da sua qualificação.

2. Faça projeções pensando nos próximos passos

O trabalho não diz respeito apenas ao seu diploma de graduação. Carolina Salvo pontua a existência tanto do conceito de empregabilidade, quanto de trabalhabilidade, preparando o profissional para agir e gerar renda em um mercado dinâmico. “Cada época da vida exige um planejamento diferente. Para quem não traçou os planos de ação, esse momento é um momento precioso para isso.”

3. Identifique a sua missão e reavalie seus valores

Perguntas como “quem eu sou?”, “sou bom em quê?” podem ajudar você a se nortear nesta etapa. Pensar em formas com as quais você gostaria de atuar – com humildade, respeito, prosperidade, sustentabilidade, generosidade – também é importante. “Não seja um estranho para você mesmo”, frisa a consultora. Esses pontos deixam clara a necessidade de você investir em processos de autoconhecimento.

4. Descreva o que você deseja

As suas buscas estão relacionadas a quê? Conhecimento? Cultura? Bens materiais, patrimônio? Vida simples, mas confortável? Uma boa dica é anotar todos esses propósitos. Encare-os como parte de um planejamento de vida. Para conseguir lidar com as incertezas e alcançar suas metas, não dá para ter os propósitos apenas na cabeça.

5. Defina objetivos

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.” Essa frase, do pensador romano Sêneca, evidencia quão crucial é ter objetivos definidos. Neste ponto, vale o lembrete de ter objetivos claros, mas também a flexibilidade como grande aliada, sabendo gerir mudanças. “Às vezes nos achamos sem sorte, mas não temos é planejamento. Isso é comprovado: se você se planeja, você consegue alcançar um sucesso muito maior. Ter planos facilita o processo de lidar com incertezas”, observa Carolina.

6. Avalie tempo e orçamento

Busque responder perguntas como: quanto tempo preciso para realizar o meu plano? Quanto preciso investir e quais recursos são necessários para me manter durante a execução do meu plano? “A importância do planejamento vem exatamente do fato de que nunca nada estará estável. E nem será garantido. As incertezas estarão sempre presentes e nós precisamos lidar bem com elas, seja em momentos agudos de crise ou não”, reforça Carolina Salvo.

E você? Quais estratégias têm usado para planejar a sua carreira? Compartilhe com a gente!