26 de abril de 2024
Notícias

Entenda qual é a importância da sororidade

Por Luciana d’Anunciação

Você sabe o que é sororidade? Já ouviu falar nessa palavra? A sororidade pode ser compreendida como o sentimento de solidariedade, empatia e companheirismo que une as mulheres. Relativamente recente na língua portuguesa, o termo vem da palavra soror, originária do latim, que significa a irmã. Na última década, as buscas no Google pela palavra cresceram 418 vezes no Brasil.

A sororidade é um dos princípios básicos do feminismo e contesta a ideia de que existe uma rivalidade intrínseca às mulheres. Essa rivalidade que ainda é estimulada entre as meninas, desde a infância, é usada pelo machismo para dividir e enfraquecer coletivamente as mulheres.

Atuando como catalisador para uma mudança na sociedade contemporânea, a sororidade busca incentivar a união das mulheres por uma sociedade mais justa, com igualdade de direitos e oportunidades.

Sororidade no trabalho

Ainda hoje, as mulheres continuam sendo discriminadas no ambiente de trabalho. As profissionais ocupam menos cargos de liderança e ganham menos que seus colegas do sexo masculino, mesmo quando exercem funções equivalentes. Por isso, a sororidade no trabalho é tão importante para combater a discriminação. E quanto mais as mulheres se apoiarem, mais poderão se desenvolver e crescer profissionalmente.

Para disseminar a necessidade de praticar a sororidade no ambiente profissional, a jornalista norte-americana Ann Friedman desenvolveu a Teoria do Brilho (em inglês shine theory), com o objetivo de apoiar, fortalecer e ressaltar o sucesso nas carreiras das colegas mulheres, para que todas juntas consigam brilhar ainda mais. Essa estratégia é muito mais produtiva, e positiva, do que alimentar a concorrência das mulheres entre si.

Aja como uma aliada. O apoio e empatia das colegas é essencial para que as mulheres consigam se fortalecer em ambientes competitivos de trabalho. Confira dicas de como praticar sororidade e ajudar outras mulheres a alcançar seus objetivos profissionais:

1 – Seja uma mentora

A mentoria, mesmo que informal, é uma das formas de apoiar as mulheres no seu ambiente de trabalho. Não é necessário estar em posições de liderança para atuar como mentora e orientar suas colaboradoras. Quem oferece ajuda, dá conselhos de carreira e dicas sobre como executar os processos e metodologias da empresa, e fornece apoio naqueles momentos mais estressantes já está atuando como uma boa mentora.

2 – Promova mulheres

Se você se encontra em um cargo sênior, tente identificar as profissionais promissoras para crescer na empresa e busque promover mais mulheres capacitadas a atingir níveis mais altos na organização. Procure fazer com que os homens no seu nível de decisão também se engajem na promoção de mulheres a cargos mais qualificados.

3 – Prepare os homens para serem aliados

Quando alguém tiver uma atitude machista no espaço de trabalho, demonstre seu desconforto e aponte, de forma gentil e educada, que este tipo de atitude é inadequada. Se você estiver em uma posição de liderança, promova ações e campanhas que façam os homens se tornarem aliados da diversidade, superando o machismo.

4- Dê destaque ao trabalho de outras mulheres

No ambiente corporativo, ainda é muito comum que os feitos dos homens sejam enaltecidos e tudo o que é feito por mulheres seja menosprezado. Por isso, procure ficar atenta ao trabalho realizado pelas profissionais na sua empresa e valorize seus esforços e resultados.

5- Ajude outras mulheres e peça ajuda quando necessário

Percebeu que uma colega precisa de ajuda? Seja sobre processos e metodologias, com algum programa ou sistema, com uma informação nova, ou apenas para dar aquele apoio moral, sempre que possível, procure ajudar suas parceiras de trabalho. E para quem está começando num novo emprego, setor ou cargo na empresa, observe as suas colegas mais experientes, que podem compartilhar vivências e estratégias, aproxime-se e peça auxílio e orientação para elas.

E você, tem alguma história interessante de sororidade no ambiente de trabalho? Compartilhe com a gente!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments