19 de abril de 2024
Notícias

Veja 5 estratégias e vários motivos para você não desistir dos treinos

Por Italo Mendes

O número de benefícios possíveis para a saúde obtidos a partir da corrida, seja na esteira ou na rua, é realmente surpreendente. Praticar a atividade regularmente controla a pressão arterial, emagrece, reduz o risco de AVC, de infarto e atua diretamente, por meio da liberação de endorfina e dopamina, no aumento da felicidade, entre vários outros ganhos. 

Um artigo de 2016, publicado pelo jornal Frontiers in Human Neuroscienceaponta a seguinte correlação. “… os exercícios em geral, e a experiência em atletismo de resistência especificamente, podem ter efeitos benéficos importantes na estrutura e na conectividade do cérebro, com o potencial de aumentar a resiliência cognitiva ao longo da vida.” 

Porém, por mais que a atividade possa ser prazerosa, muitas vezes consideramos alguns fatores, ou buscamos por ele (as famosas desculpas), para que os treinos sejam interrompidos. Às vezes é o excesso de trabalho, as tarefas de casa e da faculdade, o clima que está muito quente ou frio demais ou é simplesmente preguiça mesmo. São tantos pretextos quantos os proveitos que a corrida pode trazer. Então, agora é hora de você fazer a sua escolha!  

Para que você não seja mais o principal oponente de todo o desempenho que pode alcançar, listamos hoje 5 dicas excelentes para você seguir motivado nas suas corridas:  

1 – Organize a sua rotina 

Já que destacamos o quanto as desculpas e a falta de tempo podem atrapalhar, o melhor caminho é deixar na sua agenda um espaço reservado para as atividades físicas. Defina o horário que você tenha mais disposição e torne esse momento um compromisso.  

Uma dica extra é se organizar antecipadamente. Deixe as roupas e equipamentos que irá utilizar separados no dia anterior ao treino. Transformar essas etapas em rotina fará com que seu cérebro vá se preparando para o que está por vir.  

2 – Defina metas 

Para quem está começando ou para os mais experientes, a corrida sempre vai oferecer desafios. E essa é a parte boa do esporte! O mais importante é respeitar os limites do seu corpo e sempre estabelecer novas metas. Se no início está complicado, intercale o tempo entre caminhada e corrida:  30% para o primeiro exercício e 70% para o segundo, por exemplo. Depois, é só ir ampliando essa porcentagem a cada semana de treino. Se está tudo muito fácil, tente aumentar de pouco a pouco a quilometragem.

Estabeleça sempre um novo objetivo para se aprimorar e manter-se motivado.  

Utilizar algum aplicativo que registre o seu desempenho diário pode ajudar você a acompanhar esse processo. Clique aqui e veja algumas sugestões. 

3 – Mude o cenário 

Ter uma rotina não quer dizer fazer sempre o mesmo… 


Frequentar o mesmo espaço pode se tornar entediante. Fuja um pouco da esteira ou visite outro parque. Escolha um novo trajeto e conheça novas paisagens, outros atletas e até terrenos. Você pode escolher aquela trilha com uma bela cachoeira no final ou, se estiver cheio de ânimo, fazer um treino desafiante naquele bairro cheio de morros em sua cidade.  

4 – Escolha a sua playlist  

Nem só da música “Eye of the tiger”, trilha do filme Rocky 3, vive a playlist motivacional de um corredor. A música é uma parceira ideal para acompanhar e estabelecer o seu ritmo. Não existe o gênero correto, o melhor é definir um estilo que você goste e que, prioritariamente, seja animado. Alguns estudos avaliam uma ligação direta entre as batidas por minuto (bpm) das canções e a quantidade de passadas durante a corrida.  

E se você estiver sem ideias para o dia, pode desfrutar de um número incontável de episódios de podcasts. A mídia que cresce exponencialmente no Brasil pode oferecer distração e entretenimento enquanto você gasta toda a sua energia. Você pode escolher entre as inúmeras categorias disponíveis, como educação, cultura e negócios ou aproveitar para se aprofundar ainda mais no universo das corridas. Como mais um bônus dessa lista, deixamos duas dicas extras. Conheça os programas Por falar em correr Corredores sem filtro

5 – Participe de provas e maratonas 

Se tem algo que os maratonistas mais dedicados sentem falta durante a pandemia, certamente são aquelas provas pelas ruas de várias cidades do país. Esses encontros, muito além das medalhas, são oportunidades incríveis de ver que há um número enorme de pessoas encarando os mesmos desafios que você. 

No entanto, enquanto o calendário anual completo não retorna, aproveite para se preparar. As etapas de treino para conseguir cruzar a linha de chegada com o tempo cada vez melhor são um impulso extra para manter a sua vida de corredor sempre ativa.  

E para acompanhar todo o seu passo a passo e evolução na vida esportiva, claro, procure profissionais especializados para auxiliar na sua definição de metas, como educadores físicos, nutricionistas e, em casos mais específicos, fisioterapeutas ou mesmo um psicólogo. Para a boa prática do esporte e para conquistar uma vida mais saudável, mente e corpo devem trabalhar sempre juntos.  

E para o pós-treino, claro, tem mais dicas da Newton. Veja aqui mesmo em nosso blog 5 dicas de filmes inspiradores para quem ama esporte. É só clicar aqui.  

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments