29 de março de 2024
Notícias

Estudante de Engenharia da Newton cria robô que poderá ajudar idosos em asilo

A nova geração tem tido sonhos cada vez mais ousados. Contudo, para quem deseja resolver todos os problemas do mundo é preciso estudar. Assim, os jovens de hoje em dia se desenvolvem cada vez mais cedo e desbravam áreas que parecem impossíveis.  É o que fez um estudante de Engenharia Mecânica, criador de um protótipo de robô que poderá ser responsável por cuidar de idosos em asilos.

Davi Junio Oliveira Silva tem 21 anos e cursa o 3º período de Engenharia Mecânica no Centro Universitário Newton Paiva. “Desde criança, tenho habilidades com robótica. Sempre desenhei e projetei robôs, mas agora posso criar os protótipos, que depois vão ganhar uma programação”, conta ele. O robô que foi apresentado no Science Days da Newton é o Primer, que tem diversas funções para tornar a vida de idosos mais fácil, tornando-os mais independentes.

Assim, o protótipo conta com uma mão na qual os idosos poderão segurar e ter o auxílio necessário para ir ao banheiro, por exemplo. “Tem também uma mecânica como a Alexa, que responde perguntas e incentiva as pessoas com frases motivacionais”. Além disso, ele conta com um computador interativo que funciona como uma espécie de rosto, podendo assim expressar as emoções. O robô possui sensores motores, sendo capaz de levantar a mão e pegar bandejas. Por meio de um carro instalado nos pés, poderá se locomover pelo ambiente.

Davi sempre teve interesse na área, mas foi na edição do Science Days em 2022, quando ele participou como embaixador junto com a Associação Profissionalizante do Menor (ASSPROM), que tudo mudou. Na ocasião, a Newton acreditou no potencial do jovem e ofereceu uma bolsa de 100% no curso de engenharia mecânica. “Sou muito grato à Newton que acreditou no meu potencial. Depois que me formar em Mecânica, pretendo cursar Engenharia Mecatrônica. Meu objetivo é continuar fazendo robôs funcionais para que sejam lançados no mundo, ajudando assim muito mais pessoas”, finalizou.

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tereza Cristina Magalhães
Tereza Cristina Magalhães
11 meses atrás

Muito legal! Parabéns Davi!