18 de abril de 2024
Notícias

Estudantes brasileiros fazem cerimônia de formatura virtual dentro do Minecraft

Por Luciana d’Anunciação

Mesmo quem não é fã de jogos eletrônicos, já deve ter ouvido falar em Minecraft. Lançado oficialmente em 2011, trata-se do jogo independente mais vendido de todos os tempos. O game superou, em maio de 2020, a incrível marca de mais de 200 milhões de cópias, em todas as plataformas e conta com mais de 126 milhões de jogadores ativos mensalmente.

Considerado um dos melhores e mais influentes jogos da história, em Minecraft, os participantes exploram um mundo aberto tridimensional, pixelizado e gerado proceduralmente, com seu conhecido design em blocos. No game, os jogadores podem descobrir e extrair matérias-primas, construir objetos e estruturas e até mesmo combater inimigos controlados por computador, ou cooperar e competir contra outros players.

Além disso, Minecraft também tem sido amplamente utilizado em ambientes educacionais, especialmente na área de sistemas da computação. E foi nesse cenário virtual que estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizaram sua cerimônia de formatura.

Devido à pandemia de Covid-19, os graduandos não puderam realizar a solenidade presencialmente, para evitar a aglomeração de pessoas. Mas, para não deixar de celebrar esse momento tão marcante, quatro estudantes do curso de Ciência da Computação criaram, em apenas 12 horas, um salão decorado para a ocasião. Participaram da cerimônia cerca de 70 pessoas, entre professores e alunos, dentre eles, 15 formandos de Ciência da Computação e 11 de Sistema da Informação.

Foto: Reprodução

A cerimônia foi completa, com direito a becas, entrega de canudos para os formandos, discursos dos professores no palco e até uma narradora. Para se comunicarem durante o evento, os estudantes usaram o chat de voz do Discord, aplicativo amplamente utilizado para a interação em jogos online. Durante a formatura, um dos alunos recebeu o prêmio de aluno destaque pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Para a viabilização da formatura em ambiente virtual, a Associação Atlética Acadêmica Trojan (A.A.A.I.C. TROJAN), do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (IC-UFMT), forneceu o servidor.

Quer conferir como foi essa formatura dos estudantes mato-grossenses no Minecraft? A cerimônia foi gravada e está disponível no canal de YouTube do Centro Acadêmico de Computação da UFMT, assista abaixo:

Viu como a criatividade e o conhecimento podem trazer soluções inovadoras e surpreendentes? Se você também é apaixonado por tecnologia e quer ser um profissional da área, conheça os cursos de Ciência da Computação e Sistemas da Informação da Newton. E para quem não quer perder tempo, há ainda os cursos em formato EAD de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Ciência de Dados (Banco de Dados).