24 de abril de 2024
Institucional Notícias

Fisioterapeuta formado pela Newton é contratado pelo América

Por Leilane Stauffer

E se 2020 fosse também o ano da notícia que você tanto esperava? Do sonho realizado? Para André Biondi foi. Fisioterapeuta formado pela Newton em dezembro de 2019, André foi contratado para atuar no departamento de fisioterapia do América Futebol Clube, tradicional clube de Belo Horizonte, fundado em 1912.

Como fisioterapeuta esportivo, a atuação no clube engloba as funções de prevenção e promoção da saúde dos atletas do Tricolor. “Realizo trabalhos preventivos para aqueles que possuem perfil de risco para alguma lesão e também na reabilitação de atletas já lesionados, buscando a prática do retorno esportivo. Além disso, durante os jogos em competições, realizo o atendimento dos atletas na concentração e no vestiário nos momentos dos jogos”, comenta André. O fisioterapeuta destaca que o trabalho integra um grupo diverso e coeso, já que o propósito é a manutenção da saúde. “O fisioterapeuta em um clube de futebol deve saber, principalmente, trabalhar em uma equipe multidisciplinar, atuando com preparadores físicos, nutricionistas, fisiologistas e com a comissão técnica”, ressalta.

André foi estagiário do América Futebol Clube durante um ano e meio. Quando a oportunidade surgiu, a equipe entrou em contato, oferecendo a vaga e o efetivando em setembro de 2020. “Sempre gostei muito de praticar e assistir esportes, principalmente futebol. Então, era um sonho trabalhar na área esportiva. Este foi, inclusive, um objetivo que corri atrás durante o período da faculdade. Eu me empenhava para que quando essa oportunidade aparecesse, eu estivesse pronto”, compartilha.

Antes de atuar com a fisioterapia esportiva, Biondi, durante a graduação, participou de eventos esportivos, de projetos de extensão e foi estagiário também em uma clínica municipal de fisioterapia em Pedro Leopoldo. Aos 23 anos, o jovem defende a importância de desenvolver um perfil ativo para gerar experiência na área. Aos que estão na graduação ou sonham em ingressar na carreira, ele aconselha: “primeiramente, é preciso ter foco, um objetivo para fazer você chegar até o final da graduação e que ajude a não desistir nas horas difíceis. Segundo, nunca parar de buscar conhecimento. Todo dia um artigo novo está sendo publicado e não podemos ficar parados no tempo. Se você quer ser um fisioterapeuta de sucesso, não pode parar de estudar. E é preciso também se envolver com as atividades extraclasses oferecidas pela faculdade. Com elas, você vai ter experiência para atuar no mercado de trabalho”.

Dedicação integral ao ser humano

André conta que a decisão pelo curso de Fisioterapia ocorreu, quando ele estava na 3ª Série do Ensino Médio. “Naquela época, fui influenciado por uma amiga fisioterapeuta que falou muito bem sobre a profissão. Isso me levou a procurar mais sobre o dia a dia de um fisioterapeuta. A decisão pelo curso partiu, principalmente, da vontade de ajudar as pessoas, melhorando a qualidade de vida delas.”

O fisioterapeuta reforça que o contato com pessoas, além de ter sido decisivo para a escolha do curso, foi confirmado durante a trajetória acadêmica. “A possibilidade de trabalhar lidando diretamente com o ser humano foi o que fez com que eu mais me identificasse durante o período de graduação, principalmente nos estágios na Clínica-Escola”, relata André sobre o período em que atuou na Clínica-Escola de Fisioterapia da Newton, espaço de aulas práticas do curso com atendimento gratuito à população, supervisionado por professores.

Quer conhecer o curso de Fisioterapia da Newton? Com o objetivo de potencializar o conhecimento e a capacidade dos alunos para aplicar, prescrever e planejar o programa terapêutico de pacientes, o curso, com duração de dez semestres, prepara profissionais para implementar técnicas e recursos que tratam e previnem doenças. Entre as disciplinas específicas que integram o curso, estão Fundamentos da Fisioterapia e do Cuidado, Anatomia Musculoesquelética, Neurologia, Saúde Coletiva, Recursos Terapêuticos Manuais. Clique aqui e saiba mais.