24 de abril de 2024
Notícias

Prepare-se para o futuro: conheça 5 tendências em Inteligência Artificial

Por Italo Mendes

Ao longo das décadas, histórias que se tornaram clássicos do cinema, como Blade Runner (1982), Her (2013) e, claro, a série Black Mirror (2011), imaginaram o que a Inteligência Artificial (IA) poderia nos oferecer. Porém, muito além de ficção científica, é certo que as tecnologias que simulam certas capacidades humanas, como o raciocínio e a tomada de decisões, estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia.

Por isso, listamos para vocês 5  tendências em Inteligência Artificial para você se preparar para o futuro.

1 – Evolução da restauração de vídeos e fotos

Já que começamos citando os filmes, é válido apontar que parte importante da nossa história está registrada apenas em fotos e vídeos. Com o aprimoramento dos equipamentos de gravação, os desenvolvedores de IA e os profissionais de restauração de imagens têm se reunido para restaurar esses arquivos que marcaram época.

Com isso, recentemente foi possível assistir ao vídeo da chegada do homem à lua, gravado em 24 frames por segundo, transformado em 60 frames por segundo. Ainda nessa vertente, também foi aprimorado o primeiro filme da história, L’arrivée d’un train à La Ciotat (1896), feito pelos irmãos Lumière.

Esses exemplos são apenas o início de uma tecnologia que poderá nos fazer visitar o passado com os olhos de hoje.

2 – Reconhecimento facial

Mesmo gerando certa desconfiança, principalmente no contexto de privacidade, as opções de reconhecimento facial já revolucionaram o cenário digital e ainda têm muito para abranger.

Além do já conhecido uso para desbloquear a tela do celular, entre diversos exemplos, a tecnologia tem sido utilizada para medir a satisfação de clientes ao visualizar um anúncio ou produto, monitoramento de trânsito e até para solucionar diversos tipos de crimes.

3 – Assistentes virtuais

Uma amiga pra todas as horas?
Atualmente, você nem precisar ter o celular mais atualizado para ter à disposição uma assistente virtual, seja a Cortana, Siri, Alexa, entre outras opções, escolhidas de acordo com a sua marca favorita.

Com o objetivo de facilitar as mais diversas tarefas do nosso dia a dia, o serviço pode ser utilizado para você saber detalhes sobre a sua agenda, fazer uma pesquisa na internet ou telefonar para alguém. A expectativa é que também esteja cada vez mais presente em nossos lares, para nos auxiliar com tarefas como apagar a luz, ativar alarmes ou até ligar aparelhos como tv e ar-condicionado, sem precisarmos sequer levantar do sofá. Outra possibilidade crescente é o atendimento online e personalizado, garantindo economia para os mais diversos setores empresariais que não precisarão mais contratar atendentes.

4 – Análise de dados

Um dos fatores que faz com que a IA seja revolucionária é que ela proporciona que as máquinas assimilem as experiências, ou seja, desenvolvam o seu potencial com o tempo.

Dessa forma, quando aplicada nas empresas para interpretar dados, a inteligência artificial conseguirá reconhecer padrões nos números, auxiliar na análise de risco, na prevenção de erros e, consequentemente, facilitar a tomada de decisões.

5 – Apoio na área da saúde

Com um sistema parecido com o exemplo citado logo acima, a área médica já tem utilizado sistemas com inteligência artificial, especialmente quando se trata do diagnóstico. Com um processo consolidado de “Machine Learning” (Aprendizado de Máquina), os sistemas adquirem um banco de dados que possibilita a análise de exames, identificando possíveis alterações. Com o aperfeiçoamento, é esperada a redução dos erros de diagnóstico, eliminando as falhas humanas, e a potencialização da velocidade de atendimento.

E aí, tudo preparado para o futuro? Continue acompanhando o Blog da Newton e fique conectado ao universo da tecnologia. Aproveite e conheça, clicando aqui, a estrutura dos cursos de exatas da Newton responsáveis por formar os profissionais que desenvolvem a inteligência artificial.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments