28 de novembro de 2024
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Professor da Newton recebe prêmio UFMG de Teses

Alessandro Rangel, docente do curso de Farmácia da Newton desde 2020, foi selecionado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos da Faculdade de Farmácia da UFMG como autor da melhor tese defendida no ano de 2022.

Intitulada “Efeitos dos sistemas de rotulagem nutricional frontal mexicano e brasileiro no entendimento, percepção de saudabilidade e intenções de compra a partir do uso de aplicativo para smartphones – um estudo randomizado controlado”, a tese recebeu reconhecimento durante a cerimônia de entrega de diplomas no auditório da Reitoria da UFMG. Alessandro enfatizou a importância do reconhecimento do trabalho.

“Acredito que esse prêmio é o reconhecimento do esforço realizado ao longo de minha trajetória acadêmica, tanto no mestrado quanto no doutorado. Em colaboração com minha orientadora, Lucilene Rezende Anastácio, iniciamos a linha de pesquisa sobre rotulagem de alimentos em 2018, enfrentando desafios como a falta de financiamento e as dificuldades inerentes à realização de pesquisas no Brasil. Ao longo dos anos, conquistamos apoio por meio de um edital do Ministério da Saúde, estabelecemos parcerias voluntárias com empresas de tecnologia, desenvolvemos um aplicativo totalmente gratuito e, o mais significativo, coletamos dados fundamentais sobre a estratégia de rotulagem nutricional frontal, comprovadamente impactante nas escolhas alimentares e nutricionais da população”, ressaltou.

“Ver nosso trabalho eleito como a melhor tese de 2022 pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos, que tem como propósito direto influenciar políticas de saúde pública e os hábitos alimentares da população brasileira, representa a concretização de um sonho: realizar pesquisas que transcendam o ambiente acadêmico e sejam valorizadas por isso”, concluiu.

Alessandro ministra disciplinas como Controle de Qualidade de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Mecanismos de Agressão e Defesa, e Introdução ao Estudo e Práticas Farmacêuticas.

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