20 de abril de 2024
Notícias

Quais as competências mais importantes para o jovem na pandemia?

Erika Dias

Jovens que buscam seu primeiro emprego neste tempo de pandemia do novo coronavírus podem se deparar, muitas vezes, com os requisitos tecnológicos na descrição das vagas de trabalho. Além disso, também fazem parte das novas oportunidades as competências comportamentais, como assertividade, resiliência e inteligência emocional. Dentre todos os requisitos mais importantes, você sabia que a comunicação é a mais requerida pelo mercado? Confira esta e outras dicas de competências-chave para o jovem na atualidade.

Novas tecnologias

Um estudo realizado pela IBM mostrou que a maioria dos jovens brasileiros de 14 a 18 anos tem o conhecimento em tecnologias como Inteligência Artificial, Cloud e Cibersegurança, fundamentais para o futuro mercado de trabalho. Aliadas à utilização de ferramentas tecnológicas, o estudo ainda indica as habilidades mais solicitadas na crise atual, como análise de dados, metodologias ágeis e domínio de ferramentas como Power BI, Tableau e Trello, além de noções de programação.

Soft Skills

Traços e comportamentos que podem caracterizar o comportamento de um candidato fazem parte de um conjunto de habilidades denominadas “soft skills”. Elas são também fundamentais para o mercado na atualidade e estão entre os principais requisitos de uma vaga de emprego. Fazem parte das soft skills as habilidades resiliência, empatia e colaboração, por exemplo, que se baseiam na inteligência emocional do candidato.

Comunicação

Promover interações e diálogos efetivos com as pessoas dentro de uma empresa é uma ação fundamental para um profissional e, cada vez mais, os recrutadores priorizam essa habilidade de comunicação, entre os requisitos principais para um excelente profissional. Saber se expressar é, assim, indispensável para se destacar. Invista nisso!

Agora que você já conhece as competências-chave para um profissional do futuro, que tal começar a se preparar e investir no desenvolvimento dessas habilidades tão requisitadas?