23 de abril de 2024
Notícias

The Last of Us – Part II: você pode fazer a protagonista tocar a música que você quiser

Por Geraldo Paim

O polêmico e famoso jogo “The Last of Us – Parte II”, lançado pelo PlayStation em junho, trouxe uma novidade inusitada e divertida: é possível tocar violão nele! Isso porque Ellie, uma das personagens principais do jogo, aparece tocando violão em diversos momentos da aventura. Graças à tecnologia dos nossos tempos, é possível que o jogador faça Ellie tocar o que ele quiser, usando o painel de controle do PlayStation 4. A possibilidade foi notada e divulgada quando vários usuários ao redor do mundo começaram a postar vídeos da personagem executando clássicos de “Here comes the sun”dos Beatles”, a “Boate azul”, hino do cancioneiro tupiniquim.

No jogo original, Ellie toca (lindamente), o hit Take on me, do A-ha.

Mas nas inventivas mãos dos gamers, o ecletismo musical da personagem pode abranger de Despacito ao Meme do caixão.

Confira alguma pérolas:

Taj Mahal – Jorge Ben

Evidências – Chitãozinho & Xororó

Here comes the sun – Beatles

Meme do caixão

Boate azul – Joaquim e Manuel

Despacito – Luis Fonsi

Engendrar a ideia exige, claro, certo conhecimento do instrumento, mas principalmente uma louvável habilidade com o controle, que ainda que traga comandos que permitam a execução de canções, é um bocado diferente de um violão. Nada que um bom gamer, com horas de tela e desenvoltura para infinitas formas de manuseio do controle não consiga.

Pela maneira orgânica como se tomou conhecimento da novidade, dá até a impressão de que o recurso foi fruto da aptidão de perspicazes jogadores, o que não seria difícil. No entanto, considerando a riqueza e criatividade do mundo dos games, é claro que o time que desenvolveu “The Last of Us – Parte II”, tornou possível a opção sabendo que a engenhosidade dos jogadores levaria a esse acontecimento. Uma espécie de “sem querer querendo”, que não pode deixar de ser reconhecida como uma bela ação de marketing, não acha?

Esse vídeo traz vários outros sucessos tocados pela Ellie, de Red Hot Chilli Peppers a Pink Floyd:

Continuação do grande sucesso de 2013, “The Last of Us – Parte II” chamou a atenção pela riqueza de personagens, detalhismo no cenário e por discutir questões humanas e sociais com certa profundidade. Porém, foi considerado um jogo bastante violento.

A edição de colecionador de The Last of Us – Part II traz um violão similar ao usado pela protagonista Ellie – uma réplica do modelo Taylor 314ce, de uma das fábricas mais tradicionais do setor. O instrumento pode ser comprado à parte nos EUA pela bagatela de US$ 2.299,00 (cerca de R$12.900).