26 de abril de 2024
Notícias

Quer aprender a lidar com dinheiro de forma divertida? Confira algumas dicas de filmes sobre finanças

Por Lígia de Matos

Aprender a lidar com dinheiro. Talvez esse seja um dos assuntos mais importantes e menos bem trabalhados pelas pessoas, não só por aqui, mas em diversas partes do mundo. Os números não mentem. Segundo o Banco Mundial, menos de 30% dos brasileiros declararam ter poupado dinheiro em 2020 e menos de 4% disseram que economizam para a aposentadoria. Esses são considerados alguns dos índices mais baixos do mundo.

Mas você não precisa fazer parte desta péssima estatística, pois pode começar a entender e aplicar seu dinheiro de forma inteligente. Se você não sabe por onde começar, oferecemos aqui algumas dicas de filmes e documentários que podem te dar aquele empurrão para aprender a prestar mais atenção em suas finanças. E, de quebra, curtir um ótimo entretenimento. Veja aqui cinco opções que selecionamos:

Na Rota do Dinheiro Sujo

Disponível na Netflix, esta série documental com seis episódios, divididas em duas temporadas, conta histórias de corrupção corporativa nos EUA, desde empréstimos com juros de agiota a trapaças em testes de poluição de automóveis. Descreve casos de corrupção organizada, algo semelhante ao crime organizado, porém, mais sutil, e expõe os atos mais descarados de corrupção e ganância corporativas.

Na Rota do Dinheiro Sujo | Trailer da temporada 02 | Legendado (Brasil)  [4K] - YouTube

A negociação

Esse filme é de 2012, mas seu conteúdo continua muito atual. Resumindo, às vésperas de vender sua empresa milionária, Robert Miller (Richard Gere), um magnata da bolsa de valores, envolve-se em um acidente automobilístico causando a morte de uma pessoa. Para preservar sua imagem, ele esconde sua responsabilidade no caso. Mas um investigador está disposto a descobrir o verdadeiro culpado, sabotando todos os planos de Robert. O resto da trama traz o protagonista tentando encobrir seus passos, mas o mérito do longa é não fazer disso o único foco da história. Trata-se de uma obra sobre a corrupção pela riqueza. O personagem de Gere não é apenas corrupto nos negócios, também o é em sua vida pessoal, colocando seus familiares em situações constrangedoras. O aprendizado aqui está na vibe do que não fazer.

Resenha] A Negociação, filme | ConversaCult

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Um pouco de comédia é bom e não faz mal a ninguém! E o melhor, também é possível aprender muito sobre como lidar com dinheiro rindo bastante. O filme é baseado em uma série de livros Shopaholic (Delírios de Consumo) da escritora britânica Sophie Kinsella. Rebecca Bloomwood, mais conhecida como Beck Bloom, é uma jornalista viciada em compras que deve o que tem e o que não tem e, ainda por cima, vai trabalhar para uma revista de finanças, onde usa suas experiências pessoais para escrever seus artigos. Entre muitas idas e vindas, ela aprende – da forma mais engraçada – como lidar com seus problemas de consumo, suas dívidas e suas relações pessoais e profissionais. É diversão na certa.

Comédia “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” está na Netflix - Contato

O Lobo de Wall Street

Autobiográfico, este filme de 2013 conta a história emocionante de Jordan Belfort. Mostra desde o início, como ele conseguiu fazer a sua fortuna e também como acabou toda a sua aventura. Após algum tempo em Wall Street, ele perde o emprego e, ao lado de alguns amigos dos velhos tempos, ele cria a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, também, levem uma vida dedicada ao prazer. Seus métodos não ortodoxos funcionam para os mais diferentes tipos de negócios.

Wall Street

Um dos filmes mais clássicos que existem sobre o tema, Wall Street – Poder e Cobiça (1985) é referência para quem quer entender um pouco mais sobre os tortuosos caminhos que o dinheiro percorre. Poder, corrupção, informações privilegiadas, traições e, claro, muita ganância resumem esta obra sempre atual sobre um dos centros econômicos mais agitados do mundo. Este é imperdível mesmo!

4 lições de finanças (e negócios) com personagens do cinema
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments