25 de abril de 2024
Editora Notícias

Saiba como publicar seu livro pela Editora Newton

Por Fernanda Nazaré

Nos seus 16 anos de existência, a Editora Newton já superou a marca de mais de 100 obras publicadas. De cronistas famosos a trabalhos acadêmicos, este braço do Centro Universitário vem cada vez mais reforçando a importância de incentivar alunos, professores e ex-alunos na publicação de conteúdos científicos e literários, que mostram a qualidade de produção por quem tem a Newton em sua história. 

Em um bate-papo com a editora responsável pelo Núcleo de Publicações Acadêmicas, Ariane Lopes, ela nos conta um pouco sobre a visão editorial para publicações e como fazer para publicar uma obra:  

Quem pode publicar um livro pela Editora Newton? 

Qualquer pessoa! Mas damos prioridade para professores, alunos e ex-alunos.  

Qual a principal linha editorial da Editora Newton?  

A principal linha editorial é a publicação de trabalhos oriundos de pesquisas acadêmico-científicas. A maioria das publicações, até mesmo as que são literatura, foram resultado ou derivadas de pesquisas para monografia, tese ou dissertação. Essa linha facilita na triagem do conteúdo pelo conselho editorial, pois o manuscrito normalmente faz parte de uma linha de pesquisa e vem acompanhado de uma base de informações bem estruturada que nos ajuda na seleção.  

A linha secundária é de materiais de apoio para as disciplinas dos cursos da Newton, como, por exemplo, as apostilas com conteúdos desenvolvidos pelos nossos professores. 

Ariane Lopes, Editora-chefe da Editora Newton.
Quais critérios o conselho editorial usa para avaliar uma obra para publicação? Por que o conselho é formado exclusivamente por doutores? É pré-requisito? 

O conselho utiliza diversos critérios, mas os principais são: a proximidade com a linha editorial, a relevância do assunto tratado e a qualidade do conteúdo do manuscrito.  

É pré-requisito que os membros do Conselho Editorial sejam doutores. O título de doutor, de maneira geral, certifica que o indivíduo está apto a desenvolver pesquisas ou realizar a investigação científica, podendo avaliar a qualidade de um projeto de pesquisa. O doutorado também qualifica para a avaliação dos manuscritos e obras a nível de pós-graduação, ou seja, realizados por outros pesquisadores. 

Fale mais sobre o propósito de internacionalização. A Editora fará a publicação de obras estrangeiras em versões Português-Inglês. Já tem obras publicadas desse tipo?  

A internacionalização das obras está relacionada à internacionalização do conhecimento científico, muito importante nas instituições de ensino. Ela parte da colaboração entre pesquisadores de todas as partes do mundo a fim de avançar em determinado campo de pesquisa, culminando na divulgação dos resultados destas pesquisas para a comunidade científica internacional – processo que teve maior destaque recentemente durante o desenvolvimento das pesquisas que embasaram a criação das vacinas contra o coronavírus no mundo todo. 

A Newton, como universidade, se preocupa com essa internacionalização em diversas frentes, formando redes de intercâmbio e troca de conhecimento com universidades do mundo todo. A Editora é um instrumento neste processo. 

Na Editora já foram publicadas algumas obras do tipo como, por exemplo, as obras “Stories taked away by the mud: Tragedy revealed by different views” – uma tradução que trata do desastre ambiental de Bento Rodrigues (MG) e Mariana (MG)– e “Brazilian X Chinese automobile industry: Perspective of growth and development for South America” – que é uma obra em inglês que analisa o mercado automobilístico brasileiro e chinês entre os anos de 2010 e 2012

A Editora também irá lançar até o fim do ano dois volumes do livro “Impactos do Coronavírus no Direito: Diálogos, reflexões e perspectivas contemporâneas”, com pesquisadores brasileiros e de países da América Latina, Europa e China. Os artigos, em inglês, espanhol e português, tratam dos impactos diretos e indiretos da pandemia Global em diversas áreas do Direito. 

São oferecidos e-books gratuitos?  

Todos os e-books são gratuitos, disponíveis para download integral no Google Books e no Google Play Livros. Esta política visa, principalmente, a democratização do acesso aos conteúdos culturais e acadêmico-científicos produzidos pela Newton. Assim, a instituição também contribui em mais uma frente para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. 

Indique 5 livros publicados pela editora Newton para uma boa leitura. 

Vou indicar alguns livros que podem ser lidos por qualquer pessoa: 

 DA LAMA AO CAOS  

O livro-reportagem DA LAMA AO CAOS retrata através de fotografias e texto um recorte de uma das maiores tragédias socioambientais do Brasil, utilizando dos recursos do jornalismo literário e dando continuidade ao projeto iniciado através do website homônimo – premiado no INTERCOM Sudeste 2018 como melhor trabalho na categoria “Website”.

DA LAMA AO CAOS é a história daqueles que viveram a tragédia, resgatando memórias e questionando o presente e o futuro.

Uma leitura necessária que busca ser mais um ouvido para as histórias que tendem a se perder e mais uma voz para as vítimas que seguem em busca de uma nova vida. 

 DOZE: A CULTURA DO ESTUPRO 

Doze meses, doze relatos de pessoas que sofreram algum tipo de violência sexual em alguma fase da vida. Entrevistadas, uma multiplicidade de vítimas, de diferentes gêneros e idades, confessando seus medos e inseguranças após um evento traumático de abuso. 

Por meio dessas histórias, estas pessoas encaram novamente seu algoz: imprevisível e também múltiplo, movidos pela vontade de contribuir para uma análise social profunda e dolorosa. Afinal, a violência sexual já se tornou pervasiva e normalizada em nossa sociedade? É disso que se trata a cultura do estupro. 

 CONFISSÕES DA ALMA 

Os relacionamentos amorosos podem ser encaixados entre os assuntos vistos, pela sociedade, como da esfera privada, poucas vezes ou quase nunca expostos ao escrutínio público.  

Neste livro-reportagem, esse paradigma de assunto privado é quebrado, não como mais uma descrição jornalística da violência doméstica, mas como um mergulho angustiante neste universo. Embrenhamos nestas histórias, guiados pelas vozes das vítimas, por meio de quatro relatos de sofrimento físico e psicológico, tecidos pelas autoras em uma só narrativa.  

Com o seu olhar sensível, as autoras revelam o oculto; abusos graves por baixo do fino verniz do amor e da paixão, que deixam sequelas, não apenas para os envolvidos, mas para todos em volta destes relacionamentos. 

 COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA 

Obra sucinta que trata das relações humanas e tem como objetivo ajudar quem deseja se comunicar melhor, evitando mal-entendidos, expressando de forma adequada a mensagem que deseja passar ao locutor. 

50 DICAS DE COMO COLOCAR A SUA VIDA FINANCEIRA EM DIA 

Outra obra curta, mas interessante. Esse livro tem como objetivo contribuir para a educação financeira, a fim de que as pessoas tenham um orçamento equilibrado e possam evitar determinadas dificuldades financeiras que impossibilitam a realização de sonhos. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments