25 de abril de 2024
Eventos Institucional Notícias

Science Days apresenta últimas novidades de ciência e tecnologia à estudantes do Ensino Médio

Despertar o interesse da nova geração pelas áreas de ciência, tecnologia e astronomia foi o intuito do Science Days, evento gratuito direcionado a estudantes do ensino médio, promovido pela Fundação Michaelis em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva e a Agência Espacial Brasileira (AEB). Realizado pela primeira vez em Minas Gerais, o Science Days contou com palestras, oficinas e exposições relacionadas ao tema, e teve a participação de aproximadamente 2 mil jovens nos dias 22 e 23 de março.

O responsável pela Fundação Michaelis, Jeff Michaeli, que é um dos idealizadores do Science Days, esteve presente para dar boas-vindas aos participantes e apresentar- lhes o conceito de New Space. Segundo ele, trata se de movimento internacional caracterizado pelos inúmeros investimentos feitos por organizações e empresas privadas na nova corrida espacial. Michaelis comparou o momento de rápidas transformações e avanços tecnológicos que vivemos atualmente com a época em que substituímos os cavalos pelos veículos automotores. Durante o evento, os jovens interessados em astronomia tiveram a oportunidade de conhecer uma exposição de artefatos espaciais, com pedaços de foguetes, alimentos consumidos por astronautas em suas missões, e até mesmo uma reprodução exata do solo lunar. Além disso, eles puderam enviar cartões postais ao espaço e conhecer novos serviços que vem surgindo no contexto do New Space, como o de marketing espacial, por exemplo, que permite o envio de objetos diversos ao espaço.  Além disso, foram realizadas palestras com os cientistas Gabe Gabrielle, diretor de Engenharia do Comando Especial de Operações da Força Aérea dos Estados Unidos e engenheiro de computação na NASA; e Dr. Kumar Krishen (NASA), pesquisador sênior e Chefe de Tecnologia do departamento de Tecnologia de Exploração da NASA. Eles contaram sobre suas trajetórias na Agência Espacial Americana, compartilhando aprendizados e curiosidades com o objetivo de inspirar os jovens.

Estrutura

A Newton Paiva também ofereceu uma série de atrações aos participantes. Tais como orientações profissionais por meio do Newton Carreiras, exposição do protótipo de carro confeccionado pelos alunos de engenharia da instituição, oficinas de realidade virtual, disponibilização da estrutura do Fab Lab para fabricação de luminárias de foguete, e experimentos com Nanoparticulas Magnéticas e Ferros Fluidos nos laboratórios de química, que geralmente são utilizados nas aulas práticas. “Após um adiamento de dois anos em virtude da pandemia, é uma grande satisfação para a Newton finalmente poder realizar um evento tão alinhado com nossos propósitos. Assim como o Science Days, é nosso objetivo contribuir para a difusão de ciência, tecnologia e inovação na sociedade. E, para isso, colocamos nossa estrutura de referência e nossos profissionais à disposição”, afirmou a reitora do Centro Universitário, Camila Ribeiro Romeiro.

Intercâmbio Cultural

O evento, que também tem o objetivo incentivar o intercâmbio cultural como ferramenta para desenvolvimento dos profissionais das gerações futuras, contou ainda com o apoio do U.S Department of Commerce. Os alunos foram apresentados às estruturas e particularidades de várias universidades norte-americanas por meio de stands com representantes das instituições. Para convidá-los a conhecer as oportunidades dos variados programas de intercâmbio, e falar sobre os benefícios que esse tipo de troca gera para ambos os países, estiveram presentes o Cônsul Comercial do Consulado Geral dos EUA em São Paulo, Elmer Richardson; e a Cônsul dos EUA em Belo Horizonte, Katherine Ordonez.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments