18 de abril de 2024
Notícias

Você já pensou em tornar sua profissão mais verde?

Por Geraldo Paim

Já percebeu que muitas profissões têm o poder de agir decisivamente pela causa ambiental? É o caso da sua? Ainda que a ideia de adequar atividades à responsabilidade pelo meio ambiente esteja ainda começando a se fortalecer no meio corporativo, é importante fazer essa reflexão. Como o seu curso, sua carreira e seu ofício podem contribuir para um mundo mais sustentável?

O Escritório de Desenvolvimento de Carreiras (Ecar) da Universidade de São Paulo (USP) mapeou 11 profissões que devem ser afetadas pela onda da economia verde. Muito se fala sobre novas profissões que devem surgir, conectadas a essa mobilização, partindo de todos os setores da sociedade em prol do meio ambiente. Mas o estudo do Ecar, encomendado pelo jornal Estado de São Paulo, aponta que são ramos tradicionais que devem passar por atualização em vários campos de atuação. O levantamento contou com professores e diretores da Robert Half, empresa global de consultoria de recursos humanos, criada em 1948.

São funções ligadas a áreas de conhecimento como: Engenharia, Arquitetura, Química, Direito, Administração, Psicologia, Geografia, Física.

O que é economia verde?

O conceito surgiu em 2008, durante o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Refere-se à preocupação com a sustentabilidade na utilização dos recursos naturais. Na prática, mais responsabilidade social e ambiental por parte das empresas, com:

– Menor emissão de carbono

– Adoção de energia limpa

– Valorização da biodiversidade

– Reciclagem

– Consumo consciente

Como resultado, a economia verde visa diminuir a desigualdade social, aumentar a preservação e conservação da biodiversidade e do meio ambiente.

Emprego e sustentabilidade

A conscientização deve gerar 15 milhões de empregos na América Latina nos próximos 10 anos. É o que afirma a OIT (Organização Internacional do Trabalho), agência multilateral que pertence à ONU, em recente relatório. O Brasil, maior economia da região, deve ser fortemente afetado pela onda.

A tendência é que surjam as especializações estratégicas, aliando saberes e ofícios à formação dos profissionais. Entre as atividades, destaque para o engenheiro que projeta cidades inteligentes e transportes sustentáveis; o fisico que trabalha a melhoria da energia limpa; o geógrafo especializado em medir impactos ambientais e climáticos.

Outros cargos devem entrar em breve no radar das grandes corporações, como o psicólogo ambiental, que estuda a relação do meio ambiente com o comportamento humano.

Determinadas profissões terão aumento considerável de demanda, tanto nas esferas públicas quanto privadas, segundo o estudo. Entre elas, engenharia, geografia e física, bastante envolvidas com projetos ambientais e de energia limpa.

Smart Campus Newton

A Newton Paiva está em dia com a conscientização ambiental do mundo das profissões. Somos o primeiro Centro Universitário com conceito de Smart Campus em todo o país! No Smart Campus Newton nossos alunos, de diversas áreas, têm acesso a laboratórios estruturados, professores experientes, para desenvolver soluções e projetos inovadores de cidades inteligentes! 

https://www.youtube.com/watch?v=SHFSr3evlz0

Há também o MBA em Cidades Inteligentes

A especialização forma gestores aptos a atuarem no setor de economia compartilhada voltada para espaços urbanos sustentáveis e humanizados. Durante o curso, promovemos o elo entre estudiosos das propostas globais que impactam as cidades. O estudante passa por todas as atualizações e inovações em energia, saúde e qualidade de vida, indústria, educação, mobilidade urbana, transportes, segurança e cibersegurança, tecnologia da informação e comunicação, inovação social, meio ambiente, arquitetura e urbanismo e novos modelos de negócios. Ele irá desenvolver uma visão integral e holística sobre a noção de cidades através de cases nacionais e internacionais. A grade curricular contempla, ainda, a opção de participar do International Experience, módulo que prevê visita monitorada ao Smart City Expo, maior evento de cidades inteligentes da Europa.

Ficou interessado em saber mais sobre o MBA em Cidades Inteligentes? Clique aqui e conheça a proposta do curso.