Por Leilane Stauffer
É notório que o novo coronavírus impôs a todos limitações, trouxe perdas irreparáveis e chamou atenção para disparidades históricas e sociais, no cenário mundial. Curiosamente, o mesmo período também tem sido um convite a enxergar as dificuldades como fontes de inspiração e de resposta às crises.
Entre tantas áreas e rotinas alteradas, a pandemia tem chamado atenção para novos olhares e práticas na gestão dos negócios e na gestão de carreiras. Sobre esses pontos, separamos cinco lições trazidas com o novo coronavírus que podem ser levadas a diante.
1 – Preze pelo planejamento, mas entenda que a flexibilidade é importante
Para gerenciar qualquer negócio e a própria vida, o planejamento será sempre o aliado fiel para obter sucesso. É imprescindível mapear metas, traçar onde se quer chegar e quais caminhos precisarão ser percorridos para isso. E é exatamente essa estrutura que determinará como marcas e pessoas se posicionarão em momentos de crise.
Paralelamente, as experiências dos negócios bem-sucedidos mostraram que não se pode perder de vista a flexibilidade. É ela quem facilita a busca e a implantação por novas soluções diante de situações imprevisíveis. Sem estruturas rígidas, é possível adaptar processos em situações de crise.
2 – A reserva de emergência é indispensável
Já compartilhamos, nesse texto, alguns hábitos para manter a saúde financeira. Para quem não encarava com muita seriedade que ter fundos de reservas é importante, a pandemia reforçou esta mensagem, já que a segurança financeira ajuda profissionais e empresas a atravessarem momentos inesperados.
3 – É preciso trabalhar para minimizar prejuízos
Para cada novo passo, é importante ter clareza sobre o que está ao nosso redor. Assim, minimizar prejuízos, nos negócios e nas carreiras, e antecipar soluções são tarefas diárias. Ações como controlar gastos, realizar gestão financeira, investir em novas áreas e inovar com responsabilidade são reflexos dessa consciência.
4 – Enquanto alguns choram, outros vendem lenços
O famoso trocadilho tem sido notório no cenário organizacional. Enquanto algumas empresas encerraram suas atividades, outras surgiram ou adequaram suas funções. O contexto pandêmico mostrou como novos caminhos são possíveis e urgentes. Nesse cenário de possibilidades e inovação, a Newton conta com o CNE (Centro Newton de Empreendedorismo), que auxilia e potencializa negócios, por meio de mentorias próximas e gratuitas. Conheça a história de Daniela Drumond, uma Cidadã Newton que contou com o CNE para mudar de vida:
5 – As experiências importam
A necessidade do distanciamento físico, para conter a contaminação da Covid-19, reforçou como as experiências importam. Ao passo que fomos privados de amplos convívios sociais agradáveis, novos momentos surgiram. Quantas foram as descobertas, os novos cursos, os aperfeiçoamentos tecnológicos e novas experiências familiares que, certamente, ficarão na memória!
Em aspectos práticos, o que esse período tem ensinado a você? Compartilhe com a gente!